Como construir autoridade pessoal no Linkedin | ANTENA CRÍTICA

Como construir autoridade pessoal no Linkedin

Por | 26/04/2019 | 10:59
Como construir autoridade pessoal no Linkedin

Em se tratando de presença online, a gente sabe que é importante ter um site ou um blog, pois por meio desses canais sua empresa ou marca consegue expandir a sua atuação e ser encontrada por quem procura pelos seus serviços na internet.

No entanto, para que qualquer projeto web seja iniciado é preciso contar com uma boa hospedagem de site, especialmente se o seu site for também uma loja virtual.

A hospedagem de sites é importante mesmo para quem tem apenas um portfólio online ou uma página pessoal para divulgar os seus trabalhos.  

Porém, quando alguém fala em utilizar as redes sociais para divulgar um negócio ou simplesmente para ser visto no mercado, é comum logo imaginarmos o uso do Facebook, do Twitter e agora, correndo por fora, o Instagram.

Por outro lado, é um erro deixar de lado o LinkedIn que é uma rede social com uma dinâmica própria. Por isso, se você quer ficar por dentro dos assuntos mais polêmicos da semana e rir dos memes mais absurdos, corre para o Facebook ou o Twitter.

Entretanto, se a sua intenção é mostrar os melhores momentos da sua viagem de férias, o Instagram é o lugar perfeito para isso. Já, se você quer ampliar os seus contatos profissionais, mostrar o seu portfólio e consolidar a sua autoridade pessoal, o LinkedIn é a opção.

A importância do LinkedIn para os profissionais

Hoje em dia, o LinkedIn conta com mais de 200 milhões de integrantes. É possível dizer que ele é uma imensa comunidade formada por pessoas aptas a entrar no mercado de trabalho, bem como de pessoas que já estão e querem ampliar o seu networking.

O LinkedIn pode ser muito útil tanto para construir uma carreira profissional quanto para quem administra um negócio. Porém, para essa rede social realmente trazer resultado é preciso consolidar a sua autoridade pessoal nela.

Conforme o LinkedIn é consultado por tantos contratantes, ele pode auxiliar você a consolidar a sua carreira na área em que você atua. Dessa forma, é importante aproveitar as comunidades que o LinkedIn traz, pois nelas é possível interagir e postar conteúdos diversos.

Uma das grandes funcionalidades dessa rede social é a capacidade de recomendar outros profissionais. Essas recomendações ficam disponíveis nos perfis dos usuários e podem causar boa impressão a quem visita sua página.

O essencial para consolidar sua autoridade no LinkedIn é ser ativo, frequentá-lo sempre que possível e efetuar postagens de qualidade. Além disso, é importante manter o perfil sempre atualizado.

Dicas para fortalecer a sua autoridade no LinkedIn

Só porque o LinkedIn é uma rede social, digamos assim, considerada mais séria quando comparado com as outras, não significa que ele seja engessado nos seus métodos de interação.

Pelo contrário, o LinkedIn possui algumas dinâmicas semelhantes como qualquer outra rede social, pois permite a interação e exige a sua participação para realmente gerar bons resultados.

Sendo assim, logo abaixo trouxemos algumas dicas que poderão construir da melhor maneira possível a sua autoridade nessa rede.

Contribua com relevância nos grupos

Participar ativamente nos grupos do LinkedIn mostra o quanto você é engajado com os assuntos referentes a sua área de atuação.

A participação frequente em tais grupos pode despertar a atenção de futuros sócios e até chefes, abrindo portas para a sua carreira profissional.

Porém, é claro, procure sempre atuar com participações relevantes, por isso sempre se mantenha informado a respeito dos principais temas do seu trabalho.

Diga quais são as suas qualidades

Na hora de preencher aquele resumo localizado no topo do seu perfil responda, de forma bem sucinta, as perguntas solicitadas. Informe onde você já trabalhou, onde trabalha (caso esteja empregado) e quais as suas experiências.

Enfim, preencha o seu perfil como você preenche o seu currículo para uma entrevista em uma empresa. E principalmente, destaque as suas conquistas e principais projetos que já efetuou.

Compartilhe atualizações relevantes

Uma das premissas básicas de todas as redes sociais é o compartilhamento de conteúdo e com o LinkedIn não é diferente.  

Por isso, mantenha sempre o seu feed atualizado, sempre com novidades sobre o seu trabalho e também sobre assuntos pertinentes a ele.

Ao disponibilizar informações relevantes você cria ao seu redor uma rede de contato interessada nas suas ideias e no seu trabalho. Ou seja, você se torna uma autoridade e ganha destaque.

Ofereça conteúdo de qualidade com frequência

Trate o seu LinkedIn como você trata o seu blog. Disponibilize textos com conteúdo relevante a respeito da sua área. Artigos de qualidade são uma boa amostra das suas qualidades profissionais.

Lembre-se que é possível usar aplicativos para programar as suas postagens. Um deles é o Buffer, uma ferramenta versátil e fácil de ser utilizada.  

Além disso, o LinkedIn possui uma ferramenta chamada de Sales Navigator, que auxilia você a buscar contatos relevantes para a sua área.

Conclusão

O LinkedIn é uma rede social muito útil para quem souber aproveitar as oportunidades que ela oferece. Networking, oportunidades e promoção da imagem são alguns dos benefícios que a rede social pode proporcionar.

Por isso, em uma época em que estar conectado (e ter contatos) é importante para consolidar uma carreira profissional, construir autoridade pessoal no LinkedIn é fundamental.

Comentários


ROCK IN RIO 2019
Show de Megadeth no Rock in Rio é cancelado
CONFUSÃO
Cantor Belo é acusado de estelionato, mas não comparece à delegacia para prestar depoimento
NOVELAS
Santinha? Fabiana seduz noivo da irmã
LOOK
Aprenda passo a passo como fazer maquiagem para entrevista de emprego
DICAS
Vai viajar nas férias? Confira dicas para contratar o seguro viagem