Especialistas nacionais e internacionais confirmam presença no CyberSec 2019 | ANTENA CRÍTICA
TECNOLOGIA

Especialistas nacionais e internacionais confirmam presença no CyberSec 2019

Por Redação | 30/05/2019 | 09:30
Especialistas nacionais e internacionais confirmam presença no CyberSec 2019

Fraude, extorsão, clonagem de documentos e invasão de plataformas digitais estão entre os mais variados crimes cibernéticos. Para apresentar as novas práticas e tecnologias de proteção aos usuários, nos dias 25 e 26 de junho acontece o Fórum Internacional sobre Segurança Cibernética – CyberSec 2019, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba. O evento reunirá especialistas do Brasil e do mundo para discutir os desafios e apresentar as soluções já existentes no mercado.

A cada ano, U$ 6 trilhões são jogados fora com os danos cibernéticos. Esse levantamento foi feito pela Cybersecurity Ventures, principal instituição de pesquisa do mundo sobre economia cibernética. Apesar da cifra, que equivale a três vezes o valor do produto interno bruto (PIB) brasileiro, não há perspectiva de melhoras no cenário até 2021.

Para discutir os aspectos atuais da segurança cibernética e como ela afeta o mercado, o CyberSec trará cases e palestras de cunho técnico e estratégico de diversas questões que envolvem a segurança cibernética, desde os elementos jurídicos às tecnologias mais modernas existentes. Entre os palestrantes estão representantes do governo, da área militar, da indústria, de comitês de Cibernética e pesquisadores de universidades públicas e privadas e de empresas como Mailchimp, Google e Microsoft.

O CyberSec 2019 ainda contará com a presença de profissionais do C-DAC – Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada ligado ao Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação do Governo da Índia, que é referência no trabalho de segurança cibernética, computação de alto desempenho, tecnologia de softwares e computação multilíngue. Também haverá exposição de produtos e serviços com ênfase em Blockchain, IoT/Scada, análise de malware, criptografia, biometria e desenvolvimento de softwares.

O presidente da Paraná Metrologia, promotora do evento, Celso Kloss, explica que o Fórum foi planejado para técnicos e gestores de departamentos de Tecnologia da Informação e e-commerce e, para isso, foram selecionados especialistas de referência na área. “Esse é um assunto muito relevante para sociedade hoje e, portanto, traremos grandes nomes e instituições que vêm investindo em segurança cibernética incessantemente”, revela. “Abordaremos os aspectos jurídicos (Lei Geral de Proteção de Dados), IoT/SCADA, Blockchain, análise de malware e desenvolvimento de software, criptografia e biometria, mercado de tecnologia e formação profissional, reunindo profissionais de alto escalão, militares, governo, academia, indústria, diretores, gerentes e analistas de Tecnologia da Informação, especialistas em segurança apresentadas por especialistas nacionais e internacionais”, complementa.

As inscrições custam a partir de R$ 380,00 (para grupos de 10 pessoas) e R$ 420,00 (individuais) e podem ser feitas através do Sympla: https://www.sympla.com.br/cybersec-2019—forum-internacional-de-seguranca-cibernetica__499146.

O Fórum Internacional sobre Segurança Cibernética é realizado pela Paraná Metrologia, Fundação Araucária, Sistema Fiep, Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná) e Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre). Mais informações no site www.cybersec.org.br.

Programação do Fórum Internacional sobre Segurança Cibernética – CyberSec 2019

25 de junho
8h30 – Credenciamento e abertura
9h- Defesa Cibernética do Brasil
Palestrante: André Luís Nogueira Terra – Centro de Defesa Cibernética (ComDCiber)
9h30 – Evolução dos Ataques Cibernéticos
Palestrante: Fernando Fontão (VERINT)
10h – Apectos Jurídicos
Palestrantes: Guilherme Guimarães – Lei Geral de Proteção de Dados / Philip Gil França – Compliance
11h – IoT/SCADA
Moderador: Rafael Rodrigues (Tecpar)
Palestrantes: Hari Babu Pasupuleti (C-DAC / Índia) / Luiz Fernando Rust (INMETRO/UFRJ)
12h30 – Perguntas e Debate
13h – Almoço
14h – Blockchain
Moderadora: Michele Nogueira (UFPR)
Palestrantes: Lakshmi Eswaru (C-DAC / Índia) / Courtnay Guimarães (CGC-SP) / Jean Martina (UFSC)
15h30 – *palestra ainda sendo definida
17h – Coffee Break
17h30 – Perguntas e debate

26 de junho
8h30 –Credenciamento e abertura
9h – Análise de malware e desenvolvimento de softwares
Moderador: André Grégio (UFPR-C3SL)
Palestrantes: Arun Mishra (DIAT /Índia) / Ulisses Penteado (Bluepex)
10h30 – Perguntas e debate
11h – Criptografia e Biometria
Moderação: Fundação Araucária
Palestrantes: Neelakantan Subramanian (C-DAC / Índia) / Roberto Gallo (Kryptus)
12h30 – Perguntas e debates
13h – Almoço
14h- Mercado de Tecnologia
Moderador: Filipe Cassapo (Fiep)
Convidados: IBM, Sympla, Google e Amazon
16h – Coffee Break
16h30 – Formação Profissional
Moderador: Adriano Krzyuy (Assepro)
Convidados: Opet, Uninter, Universidade Positivo, UniCesumar, PUCPR

Comentários


COMEMORAÇÃO
Retorno do Helton ao ‘MasterChef Brasil’ é comemorado na web
NETFLIX
Veja as novidades e lançamentos Netflix da semana (17/06 a 23/06)
NORDESTE
Festival de Inverno Bahia acontece em Agosto; O que você precisa saber sobre a festa
MODA
Como montar seu look para o São João 2019
MÚSICA
Novo disco de Tássia Reis será lançado em 21 de junho