16ebf33e d91c 4161 b9f5 024697ce3277

A conservação do meio ambiente é um dever de todos e justamente para lembrar a importância da limpeza das praias, neste sábado (16), acontece em Maceió a nona edição do Clean Up Day, o Dia Mundial da Limpeza de Praias. A concentração do evento, aberto para todo o público, acontece em frente ao Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, a partir das 8h, e o trajeto segue até o Alagoinhas.

Luciana Sagi, secretária-adjunta de Turismo (Semtur) – uma das entidades apoiadoras do evento – destaca que a iniciativa é importante não apenas para conscientizar a população da cidade, mas também para o turista que frequenta as praias da capital alagoana.

“Sabemos que a questão dos resíduos sólidos envolve uma gama de ações para ser efetiva. O Dia Mundial de Limpeza de Praias vem a somar com demais iniciativas da Prefeitura. Um evento de proporções mundiais como esse tem o poder de chamar a atenção tanto dos moradores quanto dos turistas sobre a importância do descarte adequado do lixo. E, no ano Internacional do Turismo Sustentável, é de extrema importância sensibilizar os diversos atores envolvidos com a atividade – turistas, moradores, trabalhadores, empresários, gestores – sobre seu papel na garantia de vivenciar um destino de qualidade e que proporcione experiências gratificantes. Maceió não poderia deixar de fazer parte disso”, disse Luciana.

“É motivador ver a quantidade de parceiros do trade turístico que apoia este tipo de iniciativa e, durante a organização, que leva meses, todos os envolvidos trocam experiências, passam a conhecer mais a importância destas ações e aprimoram suas práticas sustentáveis individuais e coletivas. Muitas parcerias futuras saem desse processo, em prol de uma Maceió mais sustentável”, completou a secretária-adjunta.

Segundo o diretor-geral do Best Western Premier, Fábio Kazuo, este é um dia especial para a família, amigos, jovens e adultos para estarem mais perto da natureza e realizar algo em prol das gerações futuras. “Todos os anos trago minha filha para participar. Acho importante mostrar desde cedo a necessidade de cuidar do que é nosso. A ação não é apenas recolher o lixo das praias, é conscientizar a população, por isso os voluntários são instruídos a sensibilizar as pessoas que vêm aproveitar o sábado para fazer um alerta sobre o cuidado com o meio ambiente. Cada ano mais e mais pessoas participam”, afirmou.

Além da coleta do lixo, outras ações estão planejadas para o dia. “É um evento especial para sensibilização dos moradores, turistas e trabalhadores que atuam na orla, mas também teremos uma pequena exposição dos animais ajudados pelo Biota, uma exposição de um projeto da Ufal que fala sobre a importância das algas marinhas para o meio ambiente e um plantio da Ipomea pes-caprae, conhecida popularmente como salsa-da-praia”, explicou Bruno Stefanis, do Instituto Biota.

Sobre o Clean Up Day

O Clean Up é uma iniciativa mundial realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep) que ocorre desde 1993 e que mobiliza em torno de 35 milhões de voluntários em cerca de 130 países.

Em Maceió, o evento é uma iniciativa do Instituto Biota de Conservação e conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hidricos de Alagoas (SEMARH) e dos Escoteiros de Alagoas.