Artista plástico de "Monalisa Funkeira" é preso em AL Artista plástico de "Monalisa Funkeira" é preso em AL | ANTENA CRÍTICA
Artista plástico de "Monalisa Funkeira" é preso em AL | ANTENA CRÍTICA
ARTE OU VANDALISMO?

Artista plástico de “Monalisa Funkeira” é preso em AL

Por Redação | 04/10/2018 | 15:49
Foto: Reprodução | TV Pajuçara Artista plástico de “Monalisa Funkeira” é preso em AL
Obra de arte "Monalisa Funkeira" é conhecida em AL e em outros estados

O artista plástico Thiago Angelo Ramos da Silva, de 33 anos, foi preso por crime de pichação de edificação, no bairro da Cidade Universitária, próximo à Ufal. O rapaz pintava mais uma “Monalisa Funkeira” em Maceió, dessa vez na base da passarela que fica em frente a universidade.

Além da parte alta da capital, é possível encontrar esse tipo de arte contemporânea em muros nos bairros de Pajuçara, Ponta Verde, Farol, Centro e em outras cidades como em Recife e São Paulo.

Em entrevista concedida a afiliada da Record em Alagoas, o rapaz afirmou ter vindo de São Paulo para Alagoas com o objetivo de divulgar o trabalho.

Pichação vs Arte de Rua

Em São Paulo, os muros da Avenida 23 de Maio já foi considerado a maior obra de grafite da América Latina, porém no ano passado, o prefeito João Doria decidiu deixar a cidade “mais limpa” e mandou apagar os grafites das paredes. Apenas oito obras foram mantidas na avenida.

Após a polêmica, o prefeito voltou atrás em algumas decisões e anunciou um projeto para permitir a pintura de murais de grafite na cidade, como um “museu de arte de rua a céu aberto”. A situação levantou, mais uma vez, a discussão de como diferenciar arte de pichação. Ambas nasceram no século XX, entretanto a pichação normalmente está relacionada a escrita, já o grafite com imagens, como é o caso da Monalisa Funkeira.

A pichação e o grafite são objetos de estudo de diversos acadêmicos e é preciso de fato separar o que é arte de rabiscos como os de siglas de organizações criminosas que podem ser vistas em muros da capital alagoana.

Para refletir sobre o assunto vale a pena conferir o documentário abaixo:

Comentários


DESABAFO
Luane Dias fala sobre tentativa de suicídio e deixa fãs preocupados
CAMPEÃO
Leo Jaime é o campeão do ‘Dança dos Famosos mas internautas lamentam
HORÓSCOPO HOJE
Horóscopo Hoje: confira a previsão dos signos, segunda, 17 de dezembro de 2018
AGITO
Galvão Bueno agita em festa da Globo e dá o que falar na web
RECOMPENSA
Empresa leva todos os funcionários para a Disney