PUBLICIDADE
Home » Notícias » Blogs » Minuto Decor » Móveis de jardim: como escolher corretamente a opção ideal para sua casa
DICA PRA VOCÊ

Móveis de jardim: como escolher corretamente a opção ideal para sua casa

Se você faz parte do time apaixonado pelo verão, com certeza já sabe como é gostoso passar uma tarde inteira na piscina: tomando banho, pegando sol e curtindo toda a área de lazer da casa. E para que essa experiência seja possível, os móveis de jardim fazem toda diferença no ambiente. Eles compõem o visual da varanda, trazem muito mais conforto e revolucionam o seu momento de lazer. Por isso, a gente preparou uma lista bem completa, mostrando todos tipos de móveis de jardim que você deve ter no quintal de casa e as características de cada material. Dá uma conferida!

Os principais móveis de jardim que você precisa em uma área externa

Se você quer investir no conforto, a nossa dica é rechear o jardim com poltronas, bancos e cadeiras para descansar no tempo livre. Existem poltronas com almofadas impermeáveis (você pode sentar logo depois de sair da piscina!) que, além de úteis, ainda turbinam a decoração dessa área da casa. Elas podem ser feitas de fibra sintética, madeira ou até mesmo alumínio – é só escolher o modelo que tem a ver com o seu jardim. Para decorar o deck da piscina, você também pode instalar uma mesa redonda com cadeiras de plástico. Ela cria um cantinho ótimo para interagir e jogar cartas com os amigos e a família.

+ Leia tudo sobre decoração no Minuto Decor; Clique aqui

Outra dica interessante é criar um canto exclusivo para ler ou tirar uma soneca no tempo livre: separe uma área coberta da varanda para decorar com um sofá e uma rede de parede. Você vai descobrir que é muito relaxante passar um tempinho deitado ou apenas balançando na rede, bem pertinho da natureza.

móveis de jardim
Clique na imagem e confira os valores e onde comprar cada item | Foto: Divulgação

Para que a experiência seja completa, coloque uma mesa de apoio (feita de madeira mesmo), onde você possa instalar um aparelho de som, por exemplo. A vantagem dessas mesas é que elas são mais baixas – ou seja, você pode apoiar tira gostos e bebidas para curtir os momentos de lazer.

O banco de jardim é outro aliado incrível para a decoração desse espaço: feito de madeira, ele cria uma aura mais romântica e fica lindo quando acompanhado de um poste de luz retrô. E aí, se animou para decorar o seu cantinho com móveis para jardim?

móveis de jardim
A espreguiçadeira de madeira da marca Teca combina com diversos ambientes. | Foto: Divulgação

Prefere pegar um sol ou descansar na sombra? A sua escolha de móvel pode depender disso

Poucas coisas são tão gostosas quanto tomar um solzinho deitado na beira da piscina. Por isso, um item desejo quando o assunto émóveis de jardim é a espreguiçadeira. Existem modelos feitos de plástico, madeira, fibra sintética e até mesmo alumínio (opções não faltam!). Você pode levar apenas uma dupla para casa ou circular a piscina com mais algumas unidades para atender aos amigos: com certeza vai fazer sucesso. Mas, se você é daqueles que preferem uma boa sombra e água fresca, também tem a opção de curtir um tempinho sob o guarda-sol do jardim. Existem conjuntos de jardim prontinhos: já vêm com uma mesa, cadeiras e um ombrelone (um tipo de guarda-sol moderno) que cria uma sombra bem gostosa nos dias de calor.

Você só precisa ficar atento ao tipo de material do móvel – por isso, a gente separou mais umas dicas aí embaixo. Dá uma olhada!

É importante escolher os móveis para jardim de acordo com o tipo de material

Na hora de comprar o móvel de jardim, um dos pontos mais importantes (que você não pode deixar de checar) é o tipo de material do qual ele é feito. Isso porque ele ficará exposto à luz do sol, umidade, poeiras e outros agentes externos que podem corroer a estrutura. Por isso, você deve garantir que o móvel seja preparado para encarar tudo isso!

Os tipos de materiais mais usados na decoração de jardim são: alumínio, madeira protegida, plástico, vidro e fibra sintética. Cada um tem suas vantagens e um potencial decorativo único.

1) O alumínio é um dos queridinhos da decoração de exteriores

Se você está procurando um tipo de metal imune ao enferrujamento, a melhor dica é recorrer ao alumínio. Esse material é conhecido por ser leve, resistente à umidade e também super fácil de limpar. Não é à toa que existem várias mesas, cadeiras e banquetas feitas à base de alumínio.

A única desvantagem desse material é que ele não é tão resistente a impactos quanto outros metais (como o aço). Mas fora esse aspecto, o alumínio é uma das opções mais inteligentes para decorar áreas abertas – fica a dica!

móveis de jardim
cadeira de jardim


2) Móveis de plástico são mais leves e resistentes à umidade

Se você está buscando móveis de jardim baratos, a melhor dica é apostar nos modelos de plástico. Eles são mais leves, fáceis de combinar (ele harmoniza com TODAS as linhas estéticas) e é perfeito para decorar a região da piscina. A nossa dica é apostar em espreguiçadeiras, mesas e cadeiras desse material. Elas podem ficar em cima do deck do jardim, enfeitando esse espaço sem nenhum medo da chuva.

móveis de jardim
móveis de jardim

3) Rusticidade com os móveis de madeira

A madeira é mais um material querido para a decoração de exteriores. Isso porque ela tem tudo a ver com a aura de natureza: dá um toque mais rústico, natural e combina com todas as plantinhas do jardim. O único problema é que ela não é tão resistente à presença de umidade, por isso você deve protegê-la com uma camada de verniz ou stain (não tem erro!).

Caso a madeira fique exposta a chuvas e intempéries sem proteção, é possível que ela fique mais frágil e apodreça com o tempo. Por isso, tente deixar os móveis em alguma área coberta da varanda: vai ficar lindo e a madeira vai durar muito mais tempo.

móveis de jardim

móveis de jardim

4) Objetos de vidro transmitem amplitude e elegância

Mais um material que fica lindo na decoração de exteriores: o vidro é conhecido por ser bem versátil (harmoniza com o alumínio e a madeira) e por transmitir amplitude à decoração. Uma boa dica é decorar o jardim com uma mesa com tampo de vidro: fica linda e também é super fácil de limpar (basta um paninho úmido para deixar o vidro impecável!). O único problema do vidro é que ele pode quebrar com mais facilidade. Por isso, tente deixar a mesa em um local coberto, mais protegido contra agentes externos. Fora isso, pode apostar que o vidro vai ficar lindo na sua decoração de jardim!

Já ouviu falar da fibra sintética?

Outro tipo de material usado na decoração de jardim é a fibra sintética, que é mais resistente à luz, calor e simula o aspecto da palha natural. Assim como a madeira, esse material dá um toque rústico incrível, harmonizando com as plantas e diferentes elementos do jardim.

Outro ponto positivo é que a fibra sintética é composta por filamentos de polipropileno: um tipo de plástico bem resistente e fácil de limpar. Ou seja, os móveis de jardim com fibra sintética são duplamente vantajosos: contam com a rusticidade da madeira e a resistência do plástico.

Agora que você já sabe tudo do assunto, a gente tem certeza que vai ser mais fácil escolher os móveis de jardim!

/* ]]> */