Se você faz parte do time apaixonado pelo verão, com certeza já sabe como é gostoso passar uma tarde inteira na piscina: tomando banho, pegando sol e curtindo toda a área de lazer da casa. E para que essa experiência seja possível, os móveis de jardim fazem toda diferença no ambiente. Eles compõem o visual da varanda, trazem muito mais conforto e revolucionam o seu momento de lazer. Por isso, a gente preparou uma lista bem completa, mostrando todos tipos de móveis de jardim que você deve ter no quintal de casa e as características de cada material. Dá uma conferida!
Os principais móveis de jardim que você precisa em uma área externa
Se você quer investir no conforto, a nossa dica é rechear o jardim com poltronas, bancos e cadeiras para descansar no tempo livre. Existem poltronas com almofadas impermeáveis (você pode sentar logo depois de sair da piscina!) que, além de úteis, ainda turbinam a decoração dessa área da casa. Elas podem ser feitas de fibra sintética, madeira ou até mesmo alumínio – é só escolher o modelo que tem a ver com o seu jardim. Para decorar o deck da piscina, você também pode instalar uma mesa redonda com cadeiras de plástico. Ela cria um cantinho ótimo para interagir e jogar cartas com os amigos e a família.
+ Leia tudo sobre decoração no Minuto Decor; Clique aqui
Outra dica interessante é criar um canto exclusivo para ler ou tirar uma soneca no tempo livre: separe uma área coberta da varanda para decorar com um sofá e uma rede de parede. Você vai descobrir que é muito relaxante passar um tempinho deitado ou apenas balançando na rede, bem pertinho da natureza.
Para que a experiência seja completa, coloque uma mesa de apoio (feita de madeira mesmo), onde você possa instalar um aparelho de som, por exemplo. A vantagem dessas mesas é que elas são mais baixas – ou seja, você pode apoiar tira gostos e bebidas para curtir os momentos de lazer.
O banco de jardim é outro aliado incrível para a decoração desse espaço: feito de madeira, ele cria uma aura mais romântica e fica lindo quando acompanhado de um poste de luz retrô. E aí, se animou para decorar o seu cantinho com móveis para jardim?
Prefere pegar um sol ou descansar na sombra? A sua escolha de móvel pode depender disso
Poucas coisas são tão gostosas quanto tomar um solzinho deitado na beira da piscina. Por isso, um item desejo quando o assunto émóveis de jardim é a espreguiçadeira. Existem modelos feitos de plástico, madeira, fibra sintética e até mesmo alumínio (opções não faltam!). Você pode levar apenas uma dupla para casa ou circular a piscina com mais algumas unidades para atender aos amigos: com certeza vai fazer sucesso. Mas, se você é daqueles que preferem uma boa sombra e água fresca, também tem a opção de curtir um tempinho sob o guarda-sol do jardim. Existem conjuntos de jardim prontinhos: já vêm com uma mesa, cadeiras e um ombrelone (um tipo de guarda-sol moderno) que cria uma sombra bem gostosa nos dias de calor.
Você só precisa ficar atento ao tipo de material do móvel – por isso, a gente separou mais umas dicas aí embaixo. Dá uma olhada!
É importante escolher os móveis para jardim de acordo com o tipo de material
Na hora de comprar o móvel de jardim, um dos pontos mais importantes (que você não pode deixar de checar) é o tipo de material do qual ele é feito. Isso porque ele ficará exposto à luz do sol, umidade, poeiras e outros agentes externos que podem corroer a estrutura. Por isso, você deve garantir que o móvel seja preparado para encarar tudo isso!
Os tipos de materiais mais usados na decoração de jardim são: alumínio, madeira protegida, plástico, vidro e fibra sintética. Cada um tem suas vantagens e um potencial decorativo único.
1) O alumínio é um dos queridinhos da decoração de exteriores
Se você está procurando um tipo de metal imune ao enferrujamento, a melhor dica é recorrer ao alumínio. Esse material é conhecido por ser leve, resistente à umidade e também super fácil de limpar. Não é à toa que existem várias mesas, cadeiras e banquetas feitas à base de alumínio.
A única desvantagem desse material é que ele não é tão resistente a impactos quanto outros metais (como o aço). Mas fora esse aspecto, o alumínio é uma das opções mais inteligentes para decorar áreas abertas – fica a dica!
2) Móveis de plástico são mais leves e resistentes à umidade
Se você está buscando móveis de jardim baratos, a melhor dica é apostar nos modelos de plástico. Eles são mais leves, fáceis de combinar (ele harmoniza com TODAS as linhas estéticas) e é perfeito para decorar a região da piscina. A nossa dica é apostar em espreguiçadeiras, mesas e cadeiras desse material. Elas podem ficar em cima do deck do jardim, enfeitando esse espaço sem nenhum medo da chuva.
3) Rusticidade com os móveis de madeira
A madeira é mais um material querido para a decoração de exteriores. Isso porque ela tem tudo a ver com a aura de natureza: dá um toque mais rústico, natural e combina com todas as plantinhas do jardim. O único problema é que ela não é tão resistente à presença de umidade, por isso você deve protegê-la com uma camada de verniz ou stain (não tem erro!).
Caso a madeira fique exposta a chuvas e intempéries sem proteção, é possível que ela fique mais frágil e apodreça com o tempo. Por isso, tente deixar os móveis em alguma área coberta da varanda: vai ficar lindo e a madeira vai durar muito mais tempo.


4) Objetos de vidro transmitem amplitude e elegância
Mais um material que fica lindo na decoração de exteriores: o vidro é conhecido por ser bem versátil (harmoniza com o alumínio e a madeira) e por transmitir amplitude à decoração. Uma boa dica é decorar o jardim com uma mesa com tampo de vidro: fica linda e também é super fácil de limpar (basta um paninho úmido para deixar o vidro impecável!). O único problema do vidro é que ele pode quebrar com mais facilidade. Por isso, tente deixar a mesa em um local coberto, mais protegido contra agentes externos. Fora isso, pode apostar que o vidro vai ficar lindo na sua decoração de jardim!
Já ouviu falar da fibra sintética?
Outro tipo de material usado na decoração de jardim é a fibra sintética, que é mais resistente à luz, calor e simula o aspecto da palha natural. Assim como a madeira, esse material dá um toque rústico incrível, harmonizando com as plantas e diferentes elementos do jardim.
Outro ponto positivo é que a fibra sintética é composta por filamentos de polipropileno: um tipo de plástico bem resistente e fácil de limpar. Ou seja, os móveis de jardim com fibra sintética são duplamente vantajosos: contam com a rusticidade da madeira e a resistência do plástico.

Agora que você já sabe tudo do assunto, a gente tem certeza que vai ser mais fácil escolher os móveis de jardim!
Comentários