Vai alugar uma casa para férias? Temos 5 dicas para você Vai alugar uma casa para férias? Temos 5 dicas para você | ANTENA CRÍTICA

Vai alugar uma casa para férias? Temos 5 dicas para você

Por Redação com Viva Decora | 14/12/2018 | 15:08
[ Foto: Reprodução/Internet ] Vai alugar uma casa para férias? Temos 5 dicas para você

Verão tá ai e muitos costumam passar as férias no litoral. Em Alagoas, são diversas as praias e opções, das tradicionais praias de Ponta Verde e Pajuçara a belíssima Praia do Gunga. 

Durante a temporada, o preço do aluguel de imóveis costuma subir bastante e achar uma boa locação por um preço justo não é uma tarefa fácil. Planejar a sua moradia de férias com antecedência é mais do que necessário para conseguir fazer um bom negócio.

Texto continua após a publicidade:

Converse o quanto antes com quem vai ficar contigo na casa/apartamento para definir o melhor período para tirar férias. Dessa maneira você terá um maior prazo e tranquilidade para escolher o local mais adequado para hospedar sua família e amigos.

Outra alternativa é pesquisar por destinos que não estão nas rotas tradicionais do turismo, ou por imóveis em praias mais afastadas.

2 – Escolha um corretor de confiança

Resultado de imagem para corretor de imoveis

Com o planejamento em mãos, é hora de buscar por um corretor de imóveis que transmita confiança e tenha uma ficha repleta de boas avaliações.

Há ainda sites que fazem a intermediação de aluguéis, como o Portal Ei Imóvel. Neles é possível encontrar um compilado de propriedades para aluguel de diversas imobiliárias do Estado do Rio de Janeiro.

3 – Quando possível, visite o imóvel antes de alugar

Resultado de imagem para praia de maceio

Mesmo que nem sempre isso seja possível, visitar o imóvel antes de fechar o contrato de locação é bastante importante. Dessa maneira você consegue ver se o imóvel cumpre com as expectativas geradas, se a localização é de fácil acesso, o que tem de comércio e estabelecimentos no seu entorno, entre outros vários aspectos relevantes que devem ser analisados. 

Se você não puder ir até o local, procure saber se algum amigo, familiar ou conhecido na cidade ou entorno poderia lhe fazer esse favor. Assim, você fica mais tranquilo em relação a opção que escolheu.

4 – Atente-se as fotos

Resultado de imagem para apartamento praia maceio

Se o seu caso é o de quem realmente não pode visitar o imóvel, então você deverá ficar bastante atento as fotos disponibilizadas pelo corretor ou pela imobiliária. Caso elas não sejam suficientes, não hesite em pedir mais.

Na dúvida, utilize o recuro do Google Street View para analisar as redondezas do endereço. Esta etapa é muito importante, pois, durante a temporada há vários casos de estelionato, no qual as pessoas enganam turistas sobre casas e apartamentos que estão para alugar, mas na verdade não existem.

5 – Preste atenção no contrato de locação

assinando contrato

Na hora de fazer o contrato de locação entre dono e locatário, não importa quanto tempo você ficará na casa de praia, tenha toda documentação certinha para evitar problemas futuros. Fique muito atento às referências de quem já passou pela casa que você pretende alugar e sempre peça para o dono enviar fotos recentes do local. Também não dispense uma visita para conhecer a região antes de efetuar o contrato.

Para ter uma boa garantia do imóvel que você estará alugando, recomenda-se realizar um contrato de até 90 dias, com um breve inventário do que há no imóvel incluindo cômodos e utensílios, dias e horários de entrada e saída, quantidade de pessoas hospedadas, responsabilidades no caso de danos ou de desistência de um das partes e forma de pagamento. Ao chegar no local, confira se tudo que foi prometido está ali, preferencialmente na presença do locador.

Na hora do pagamento, é comum deixar um cheque-caução em caso de danos ao imóvel, equipamentos, mobília e utensílios. Este cheque é entregue na entrada, e após a vistoria na saída é devolvido para você. Gastos como IPTU, condomínio, eletricidade e gás costumam estar incluídos no preço, mas nem sempre, por isso, verifique se haverá algum gasto extra antes de assinar o contrato.

Comentários


INÉDITO
Lady Gaga concorre em duas categorias no Oscar e conquista feito inédito
COMEMORAÇÃO
Aniversário de 465 anos de SP terá Ludmilla, Paulinho da Viola e Rael; veja programação
SISU
Sisu recebe inscrições para 235 mil vagas em 129 universidades
PREMIAÇÃO
Oscar 2019: Confira os indicados
COMEMORAÇÃO
Outback oferece Bloomin’ Onion grátis essa semana; saiba como pegar a sua