PUBLICIDADE
Home » Notícias » Concreto do futuro ajuda a evitar enchentes
INVOVAÇÃO

Concreto do futuro ajuda a evitar enchentes

Recentemente um vídeo chamou minha atenção. Trata-se de uma cena em que 4 mil litros de água são derramados em 60 segundos sobre o asfalto de um estabelecimento comercial e a água simplesmente desaparece. De imediato refleti sobre como aquela tecnologia seria importante para combater enchentes e fui me aprofundar sobre o assunto.

O vídeo é da Tarmac, uma fabricante inglesa de materiais de construção, e a velocidade em que a água é absorvida pelo chão é surpreendente; confira:

Descobri que o material divulgado é o chamado Topmix Permeable. Esse novo produto é uma especie de concreto para pavimentação que drena rapidamente grandes quantidades de líquido de estacionamentos, pátios, ruas, calçadas e quintais, garantindo, por exemplo, a diminuição de custo e a manutenção a longo prazo no gerenciamento de águas pluviais. Ele é capaz de absorver, em média, 600 litros de água por minuto por metro quadrado.

O material está à venda, por enquanto, somente no Reino Unido. Embora o custo de se substituir o pavimento utilizado atualmente pelo Topmix seja bastante elevado, o novo produto se mostraria mais econômico no futuro.

/* ]]> */