Concurso da PM tem 'masculinidade' como critério em avaliação psicológica Concurso da PM tem 'masculinidade' como critério em avaliação psicológica | ANTENA CRÍTICA
Concurso da PM tem 'masculinidade' como critério em avaliação psicológica | ANTENA CRÍTICA
POLÊMICA

Concurso da PM tem ‘masculinidade’ como critério em avaliação psicológica

Por Redação | 13/08/2018 | 12:35
Foto: Reprodução | Internet Concurso da PM tem ‘masculinidade’ como critério em avaliação psicológica

Um concurso da Polícia Militar (PM) do Paraná com 16 vagas para cadetes, que abre inscrições nesta segunda-feira (13), está causando polêmica, entre seus 72 critérios de avaliação psicológica, que vai analisar se os candidatos possuem o perfil pré-estabelecido para o cargo, tem a “masculinidade” como requisito.

Isso mesmo, o critério masculinidade aparece no edital e, é descrito no anexo II como “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”.

Ainda segundo o edital, a “masculinidade” deve ser apresentada em um grau maior ou igual a “regular”.

A Aliança Nacional LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexuais) e o Grupo Dignidade publicaram uma nota de repúdio ao edital, afirmando que a exigência de “masculinidade” desconsidera a possibilidade de mulheres se candidatarem às vagas ou quer que elas tenham características masculinas, o que consideram discriminatório.

“Fere a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira no que diz respeito à igualdade de todas as pessoas, além de estar na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) em relação ao alcance da igualdade entre os gêneros”, diz a nota.

A nota também pede que também pede ajuda a vários órgãos e autoridades para que o edital seja revogado. Entre as autoridades citadas, está a coronel Audilene Rocha, atual comandante da PM-PR e primeira mulher a assumir o cargo em 163 anos da corporação.

 

Comentários


FIM DE ANO
Vai fazer a faxina de fim de ano? Antes confira essas dicas!
CULINÁRIA
Já ouviu falar sobre Frango na Cerveja? Veja como preparar
JUSTIÇA
Clínica é condenada a pagar R$ 2 mil após buldogue fugir e matar cão
TECNOLOGIA
Saiba em quais celulares o WhatsApp deixará de funcionar em 2019
Filme pós-apocalipse com Sandra Bullock tem trailer divulgado; assista