Quais os cuidados que você deve ter para evitar a diabete? Confira! Quais os cuidados que você deve ter para evitar a diabete? Confira! | ANTENA CRÍTICA
Quais os cuidados que você deve ter para evitar a diabete? Confira! | ANTENA CRÍTICA
SAÚDE

Quais os cuidados que você deve ter para evitar a diabete? Confira!

Por Pedro Rodríguez | 14/11/2018 | 22:34
Foto: Reprodução | Internet Quais os cuidados que você deve ter para evitar a diabete? Confira!
Confira os valores de referência para manter sua glicemia adequada.

Você sabia que o Brasil é o quarto país com o maior número de diabéticos? Pois é! O país tem cerca de 12,5 milhões de pessoas afetadas pela doença crônica e incurável, o que representa 7% da população total, segundo dados do Ministério da Saúde. Em primeiro lugar está a China, com 114 milhões, seguida pela Índia (73 milhões) e pelos Estados Unidos (30 milhões).

A doença, que não tem cura, pode levar à cegueira, à amputação de membros do corpo e à morte, caso o descontrole da glicemia (taxa de açúcar no sangue) seja elevado. Identificar a doença se tornou um processo fácil, mas que ainda requer acompanhamento médico periódico e uma alimentação adequada, já que, as taxas de açúcar no sangue ( que não devem ultrapassar os 126 mg/dl em jejum) se relacionam diretamente com a prática de exercícios físicos e uma ingestão de alimentos saudáveis.

Invista no cardápio saudável e colha bons resultados

Sabe aqueles alimentos maravilhosos que encontramos em qualquer mercado? Eles realmente parecem fazer milagres, porque além de auxiliarem na perda de peso, fazem com que a glicemia se mantenha nos padrões estabelecidos pela medicina. São eles: brócolis, ovo, chia, lentilha, espinafre e abacate. Ademais, os carboidratos não são totalmente proibidos, mas devem compor de 50 a 60% da dieta e ser consumidos com cautela. É importante usufruir de uma dieta com alimentos integrais, como arroz e pães, evitando picos de glicose no sangue.

Imagem relacionada

Pratique exercícios físicos

Parece cansativo, né? Felizmente não é impossível de se fazer e se acostumar com uma rotina de atividades físicas é bem mais tranquilo quando se há um acompanhamento por profissionais adequados, e tais exercícios são recomendados a todas as idades, sejam os indivíduos portadores de diabetes ou não. Além de manter os níveis glicêmicos adequados, a rotina dessas atividades faz com que a massa do corpo seja equilibrada.

Resultado de imagem para exercicios fisicos

Verifique sua taxa glicêmica com frequência

Quem é diabético sabe que os níveis de açúcar também tem facilidade para uma queda brusca em relação à normalidade, que gira em torno de 75 a 99 mg/dl. A hipoglicemia também pode levar as pessoas à morte, já que a taxa de açúcar no sangue estaria muito baixa. Felizmente, o controle e o monitoramento da glicemia é bem fácil, e pode ser feito em qualquer posto de saúde.

Valores de referência
  • Até 100 mg/dl é considerado normal;
  • Entre 110 e 125 mg/dl é indicativo de pré-diabetes
  • Acima ou igual a 126 mg/dl é estágio de diabetes

O acompanhamento de profissionais é essencial para manter o equilíbrio corpóreo em relação à diabete, e a ingestão de remédios para controlar a doença deve ser indicada por um médico.

Dica: Uma medida emergencial para conter a hipoglicemia é a ingestão de água ou suco bastante açucarado, seguido de uma outra verificação da glicose do sangue após 15 minutos.

Resultado de imagem para medindo glicemia

Aproveitar a vida é um desejo de todos, e, para isso, é necessário cuidar da saúde e manter os exames em dia. Siga cada um desses passos, oriente sua família e seus amigos, e evite que mais pessoas possam ser acometidas pela diabete e por seus transtornos.

Comentários


Confira a programação dos blocos de rua do carnaval 2019 em São Paulo
POLÊMICA
Leilane Neubarth detona jornalista da Band: “Não sei se fico enojada, revoltada ou com pena”
REVOLTA
Jornalista da Band causa revolta ao fazer comentário sobre João de Deus
CONDENADO
Alexandre Frota é condenado a pagar multa por atribuir fala falsa de pedofilia a Jean Wyllys nas redes sociais
DICAS
Umidificador de ar ou climatizador? Qual é a melhor opção?