Dia do Médico-Veterinário terá programação festiva e científica em Alagoas Dia do Médico-Veterinário terá programação festiva e científica em Alagoas | ANTENA CRÍTICA
Dia do Médico-Veterinário terá programação festiva e científica em Alagoas | ANTENA CRÍTICA
COMEMORAÇÃO

Dia do Médico-Veterinário terá programação festiva e científica em Alagoas

Por CRMV/AL | 03/09/2018 | 19:22
Foto: Reprodução | Internet Dia do Médico-Veterinário terá programação festiva e científica em Alagoas

O Dia do Médico Veterinário – 09 de setembro – está chegando e para comemorar a data, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL) estará, mais uma vez, homenageando, aqui no Estado, os profissionais desta área, responsáveis pela interligação entre a Saúde Humana, Ambiental e Animal, a chamada Saúde Única, cuja atuação se volta não só para a prevenção e cura de doenças em animais, mas estende seu olhar ao bem-estar do ser humano e de toda a sociedade.

A celebração festiva acontece no dia 12 de setembro – noite solene da XVII Semana Alagoana de Medicina Veterinária – com a entrega do Prêmio Médico-Veterinário Abelardo Teixeira Moura, que este ano fará a homenagem ao Médico-Veterinário José Évio Lopes Lima (In memoriam), falecido recentemente, e às Indústrias Reunidas Coringa Ltda, na pessoa de seu Gerente Comercial e de Marketing, Sérgio Murilo da Silva Pinheiro.

Também homenageada da noite, a Médica-Veterinária Raíssa Karolliny Salgueiro Cruz receberá o Prêmio Destaque da Medicina Veterinária Alagoana 2018. O evento será realizado no auditório do CRMV/AL, situado à Rua 26 de abril, 299, no Poço, a partir das 19h30.

Sem esquecer o incentivo à qualificação profissional e à atualização permanente de conhecimento, o CRMV/AL garantiu seu apoio à 5ª Semana de Medicina Veterinária, realizada pela Coordenação do Curso de Medicina Veterinária da UFAL.

Direcionada a estudantes de Medicina Veterinária, Zootecnia e Biologia, além de admiradores do agronegócio, o evento da UFAL contará com palestras e minicursos e será realizado simultaneamente, entre os dias 13 e 15 de setembro, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, e na Unidade de Ensino Fazenda São Luiz, em Viçosa. Os temas, diversificados para englobar todas as áreas envolvidas, serão abordados por profissionais especializados, com atuação destacada tanto em Alagoas quanto em outros Estados, o que demonstra a qualidade e relevância dessa atividade para o desenvolvimento econômico do país.

Saúde Única – O conceito de Saúde Única surgiu para traduzir a união indissociável entre a Saúde Animal, Humana e Ambiental. E a Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo.

Pensando na atuação indispensável do médico veterinário nessas áreas, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) adotou a Saúde Única como mote estratégico de suas ações desde 2016, para lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do médico veterinário, que está presente em diversos detalhes do cotidiano das pessoas e vem fazendo, com suas ações, a diferença na saúde global.

Desse ponto de vista, o médico veterinário é considerado um dos profissionais de maior abrangência de atuações no Brasil e no mundo, indo muito além da assistência clínica aos animais. É preciso ressaltar que o médico veterinário também se faz presente nas várias etapas da produção dos alimentos de origem animal – no manejo do pasto que alimenta o animal, na prevenção de doenças transmissíveis ao ser humano (que podem contaminar o meio ambiente) e na qualidade do produto final.

Comentários


HORÓSCOPO DE HOJE
Horóscopo de hoje, quarta-feira, 12 de dezembro de 2018 para o seu signo
LOLLAPALOOZA 2019
Kings of Leon é confirmado no Lollapalooza 2019
PROCESSO
Fernanda Lima processa Eduardo Costa após ofensas em rede social
ROMANCE
Rebeca Abravanel, filha de Silvio Santos, está ficando com Alexandre Pato
RECEITAS
Aprenda a fazer um delicioso frango aos quatro queijos nessa terça-feira.