PUBLICIDADE
Home » Notícias » Gripou? Confira receitas caseiras para gripe e garganta inflamada
SAÚDE

Gripou? Confira receitas caseiras para gripe e garganta inflamada

A mudança no tempo causa prejuízos a saúde. A gripe e dor de garganta são as principais. Para te ajudar a prevenir e se curar, o Antena traz algumas dicas de receitas caseiras para ajudar a combater a gripe e dor de garganta. Confira:

1 – Chá de alho

Conhecido por combater e fortalecer o sistema imunológico, o alho age como uma erva antibacteriana e antiviral para conhecer tosses, resfriados e gripes.

Uma das melhores maneiras de tirar proveito das propriedades curativas do alho é beber uma xícara de chá de alho fresco. Adoçado com um pouco de mel puro ele fica delicioso e ajuda a curar os resfriados rapidamente.

Descasque de 2 a 3 dentes de alho frescos levemente esmagados, com a face da faca. Adicione a ele 2 copos de água e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos.

Coe o alho e permita que o chá esfrie até ficar em temperatura ambiente – ou morno. Adicione o mel puro, uma pequena pitada de pimenta cayenne e um pouco de suco de limão. Beba o quanto quiser.

2 – Suco de abacaxi 

O suco de abacaxi também é rico em vitamina C e quando adoçado com pouquinho de mel de abelhas, ajuda ainda mais a lubrificar a garganta.

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi (com casca);
  • 1/2 litro de água;
  • 3 gotas de própolis;
  • mel à gosto.

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e beba ao longo do dia.

3 – Mel e limão para dor de garganta

Uma mistura de suco de limão e mel proporciona um alívio calmante para dores de garganta e ajuda a parar as irritações que estimule a tosse.

Mel – com todos os seus componentes, incluindo a geleia real, própolis e pólen – é rico em nutrientes e enzimas que matam as bactérias e vírus.

A vitamina C e o antioxidante encontrado em limões frescos impulsionam o sistema imunológico, acelerando a cicatrização.

Juntos, esses 2 remédios caseiros são uma potência para superar um resfriado e a dor de garganta. Misture o suco de ½ do limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba ao longo do dia.

4 – Suco de morango 

O morango é uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, sendo excelente para tratar infecções da garganta. Por isso, a dica é aproveitar e fazer aquele suco de morango.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de morangos;
  • 1/2 copo de água;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e beba. Tome o suco de morango de 3 a 4 vezes ao dia.

5 – Xarope cebola vermelha e mel

Uma receita maravilhosa de remédio para adultos ou crianças que sofrem com a tosse, utiliza açúcar mascavo, mel e cebolas vermelhas para fazer um xarope para a tosse suave e saboroso.

Descasque a cebola e fatie-a horizontalmente. Começando pela base da cebola, fatie suas camadas em uma bacia, alternando com camadas de mel e açúcar mascavo – se você tiver problemas com açúcar, tente usar adoçante em pó.

Continue construindo camadas de cebola com açúcar e mel até acabar a cebola. Cubra e mantenha em repouso entre 12 a 15 horas, aproximadamente. No dia seguinte, haverá cerca de 1 copo de xarope na tigela.

O xarope contem uma variedade de nutrientes, vitaminas e minerais e a cebola, em ação conjunta com o mel, ajudam a combater a infecção e aliviar dores de garganta, além de acalmar a tosse.

Tome uma colher quando necessário.

6 – Sopa de galinha

Você pode não dar muito valor quando sua mãe diz para tomar uma sopinha de galinha. Pois, ela tem razão, a sopa de galinha realmente ajuda a colocar a gripe para fora e acelerar a melhora do corpo. Há muito tempo atrás, no século XII, o médico judeu Maimônides recomendava consumir sopa de galinha para combater gripes e resfriados.

Na hora de fazer a sopa, utilize a grande quantidade de antioxidantes e nutrientes encontrados nos vegetais e no frango para colocar a gripe para fora.

7 – Xarope de gengibre e própolis

Xarope sempre é uma ótima opção para ajudar na hora da gripe. O xarope de gengibre e própolis além de ser fácil de preparar ele dura várias semanas guardado na geladeira, e pode ser usado por adultos e crianças.

Ingredientes

  • 1 xícara de mel;
  • 1 colher (de chá) de extrato de própolis;
  • 1 colher (café) de gengibre em pó.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e levar ao fogo deixando ferver por alguns minutos. Quando amornar guarde num recipiente de vidro. Adultos podem tomar 2 colheres desse xarope por dia e crianças entre 3 e 12 anos podem tomar 1 vez ao dia.

/* ]]> */