Hemoal Maceió promove cadastro para doação de medula óssea neste sábado 12 Hemoal Maceió promove cadastro para doação de medula óssea neste sábado 12 | ANTENA CRÍTICA
Hemoal Maceió promove cadastro para doação de medula óssea neste sábado 12 | ANTENA CRÍTICA
CAMPANHA

Hemoal Maceió promove cadastro para doação de medula óssea neste sábado 12

Por Ascom Sesau | 11/01/2019 | 18:15
[ Foto: Ascom Sesau] Hemoal Maceió promove cadastro para doação de medula óssea neste sábado 12

Para aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza uma campanha neste sábado (12). A ação vai ocorrer na Igreja Adventista do Sétimo Dia da Feirinha do Tabuleiro, em Maceió, das 8h às 12h.

Os interessados em se cadastrarem devem ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF, carteira de identidade, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético.

Texto continua após a publicidade:

Com este mapeamento, haverá um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para averiguar se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de doação. Caso haja compatibilidade, o voluntário será convocado para realizar a doação e, posteriormente, haverá o transplante para o receptor.

A doação – No momento da doação, cujos custos são pagos pelo Ministério da Saúde (MS), o voluntário é submetido a uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Com isso, segundo a assistente do Hemoal, Renata Ferreira, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que, posteriormente, será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia.

“Um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea. Por isso necessitamos aumentar o número de alagoanos cadastrados como doadores de medula óssea. Para isso, o Hemoal realiza cadastros itinerantes e o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além de abrir aos sábados, das 8h às 17h”, informou Renata Ferreira.

Arapiraca –  A assistente social do Hemoal salienta que o cadastro como doador de medula óssea pode ser realizado também no interior do Estado. Para isso, o voluntário deve se dirigir até o Hemoal Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Comentários


INÉDITO
Lady Gaga concorre em duas categorias no Oscar e conquista feito inédito
COMEMORAÇÃO
Aniversário de 465 anos de SP terá Ludmilla, Paulinho da Viola e Rael; veja programação
SISU
Sisu recebe inscrições para 235 mil vagas em 129 universidades
PREMIAÇÃO
Oscar 2019: Confira os indicados
COMEMORAÇÃO
Outback oferece Bloomin’ Onion grátis essa semana; saiba como pegar a sua