Horário de verão: mudança ocorre neste domingo (4/11) Horário de verão: mudança ocorre neste domingo (4/11) | ANTENA CRÍTICA
Horário de verão: mudança ocorre neste domingo (4/11) | ANTENA CRÍTICA
VERÃO

Horário de verão: mudança ocorre neste domingo (4/11)

Por Redação | 01/11/2018 | 16:58
Foto: Reprodução | Internet Horário de verão: mudança ocorre neste domingo (4/11)

Neste domingo (04/11), às 00h, começa o horário brasileiro de verão. O objetivo da medida é gerar economia de energia, já que os dias são mais longos durante o verão e a primavera, sendo possível usufruir da luz solar. Os relógios serão adiantados em 1 hora nos estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Ou seja, as regiões Norte e Nordeste não participam do ajuste, o que resulta em 1 hora de “atraso” no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia em relação ao horário de Brasília. Já o oeste do Amazonas e Acre permanecem 2 horas atrás.

O horário de verão vigora até o dia 17 de fevereiro de 2019, às 00h, quando os relógios terão seus horários retrocedidos em 1 hora. Desde 2008 a prática possui caráter permanente em nosso país, sendo instituída (quase) sempre do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do próximo ano. Em 2018 a mudança ocorre mais tarde por conta das Eleições e, embora tenha sido cogitado um segundo adiamento para não prejudicar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (neste domingo, 4/11), este não foi adotado.

E o que as alterações nos ponteiros têm a ver com o seu comportamento? Tudo! Mesmo que não seja uma modificação brusca como no caso de viagens para locais com fusos horários muito diferentes, em que ocorre o fenômeno do “jet lag”. Entre os efeitos indesejados da mudança de 1 hora no dia a dia, é possível listar irritabilidade, cansaço, insônia e distúrbios no apetite, já que possuímos uma espécie de relógio biológico natural. Nos primeiros dias o organismo demora um pouco para se acostumar, mas com programação é possível passar por essa fase sem maiores problemas.

Camila Piva, especialista em autoconhecimento e autora da obra interativa “Viva este livro”, traz em seu título diversas dicas benéficas para o corpo e a mente, excelentes para aplicar neste período de adaptação. A escritora dá ideias de como criar listas e atividades lúdicas voltadas para o bem-estar, incentivando o contato com a natureza, a reflexão sobre o tempo, o planejamento e a organização.

“Dica: aproveitando que estamos na primavera, e prontos para a entrada do verão, podemos nos sintonizar com os ciclos da natureza. Primavera é tempo de começar, de florescer novos projetos e sonhos, já o verão é onde temos a expansão máxima de vida exterior, onde podemos colocar para fora tudo que temos de mais radiante, é época de estar entre pessoas queridas e festejar. Vale uma atividade de expressão artística em grupo, com amigos ou familiares, que tal fazer pinturas, colagens ou poesias sobre quais são as qualidades que temos e que podemos exibir para o mundo? O mundo precisa das nossas qualidades em ação! Pense nisso.”, aconselha Camila Piva.

Comentários


NOVELAS
Globo faz pedido inusitado ao elenco de “O Sétimo Guardião”
SOLIDARIEDADE
Kel Monalisa promove Show Beneficente em prol o Natal da LBV
DINHEIRO
PIS-Pasep: Caixa Econômica começa pagamento de abono para nascidos em dezembro
DISCUSSÃO
Kefera Buchmann bate boca com rapaz da plateia do programa de Fátima Bernardes
COMEMORAÇÃO
Pool Party anima aniversário de 3 anos da Festa SANTA neste sábado (15)