OI
Importância dos exames pré-nupciais | ANTENA CRÍTICA
SAÚDE

Importância dos exames pré-nupciais

Por Portal Leet Doc* | 10/01/2019 | 08:52
[ Foto: Reprodução/Laboratório da Mulher] Importância dos exames pré-nupciais
Saiba da importância dos exames pré-nupciais

Realizar exames pré-nupciais é uma maneira de se preparar para um casamento bem sucedido, não apenas do ponto de vista do relacionamento interpessoal, mas também considerando a constituição da família.

Exames na mulher

No caso da mulher, são realizados exames de sangue que visam analisar a parte hormonal, além de determinadas sorologias para averiguar possíveis infecções, afinal, algumas podem ser perigosas para o bebê.

A mulher também deve fazer o exame de papanicolau como preventivo do câncer de colo do útero e de doenças sexualmente transmissíveis, além de uma ultrassonografia a fim de investigar o estado do útero e dos ovários.

Exame no homem

Homens precisam se submeter apenas ao espermograma, exame destinado à contagem de espermatozoides e que estabelece se o indivíduo detém uma fertilidade normal.

O próprio ginecologista pode solicitar um espermograma para o parceiro da paciente, que, se preferir, pode se consultar com um urologista, apto a conduzir o exame e apurar a saúde do aparelho genital masculino.

Detecção prévia de problemas

Os exames citados permitem a detecção e tratamento de diversos problemas. Existem análises mais sofisticadas, contudo, elas costumam ser efetuadas somente em situações em que o casal já tiver tentado iniciar uma gravidez, mas sem sucesso.

VEJA TAMBÉM:  Depressão em crianças: sintomas e tratamento

Tendo em vista uma avaliação básica da saúde sexual do casal, os exames de sangue, ultrassonografia e espermograma são suficientes.

Doenças sexualmente transmissíveis e infertilidade

DSTs são facilmente detectadas pelos exames comentados anteriormente, e muitas delas provocam o entupimento das trompas uterinas (na mulher) ou dos vasos deferentes (no homem), o que causa infertilidade. Desse modo, o uso de preservativos, visando evitar o contágio das doenças sexuais, favorece um futuro reprodutivo saudável.

Impacto da idade sobre a fertilidade feminina

Quanto mais velha a mulher, menores as chances dela engravidar. O casal não deve prorrogar demasiadamente o início da gravidez, que é facilitada pela precocidade da investigação médica da mulher. Se esta tiver mais que 35 anos e o casal já estiver tentando, sem sucesso, a gravidez há mais de seis meses, é justificável buscar investigação médica e um eventual tratamento.

Muitas mulheres optam por engravidar em uma fase mais tranquila da vida, mais experientes, quando já alcançaram muitos objetivos profissionais. Por esta razão, não raro casais que tentar ter filhos somente anos depois da união acabam exibindo dificuldades. Por outro lado, existe uma série de tratamentos disponíveis para isso.

VEJA TAMBÉM:  Depressão em crianças: sintomas e tratamento

Riscos de uma gravidez em idade mais avançada

Além da diminuição da fertilidade, a maior possibilidade de abortos espontâneos e de anomalias cromossômicas no bebê, como a síndrome de Down, se tornam bem mais significativas em gestações que começam após os 35 anos de idade.

Uso indiscriminado de esteroides anabolizantes

Muitos jovens que frequentam academias têm o hábito de usar esteroides anabolizantes para otimizar o ganho de massa muscular. Isso pode afetar a produção espermática, e destarte, muitos se tornam estéreis na juventude.

Os efeitos colaterais tendem a persistir mesmo após a suspensão do consumo desses compostos, portanto, se um jovem ingeri-los na adolescência, mais tarde poderá ter problemas na síntese de espermatozoides.

*Conteúdo produzido em parceria com Portal Leet Doc

Comentários


CALENDÁRIO
Calendário de datas comemorativas 2019: todas as datas que você precisa saber
SEMANA SANTA
Chef Arturo Salano cria pratos inéditos para a Páscoa
ESPECIAL
Celebrações da Semana Santa marcam Acampamento na Canção Nova
SEMANA SANTA
BH Shopping inova em ação de Páscoa e premia clientes na Rota do Coelhinho
PÁSCOA
Crianças viram minichefes em oficina de Páscoa do Pátio Savassi