PUBLICIDADE
Home » Notícias » Sesc abre inscrições gratuitas para 2º Circuito de Criação Literária em Arapiraca
OPORTUNIDADE

Sesc abre inscrições gratuitas para 2º Circuito de Criação Literária em Arapiraca

Whole big wall covered with lot of books

Para jovens escritores, a partir de 15 anos, que já tenham ao menos dois contos escritos e queiram aprofundar o exercício crítico sobre literatura, o Sesc Alagoas abre inscrições até o dia 31 de agosto para o Circuito de Criação Literária em Arapiraca, com a presença do mineiro, escritor Sérgio Fantini.

Com 20horas/aula, a oficina acontece no período de 10 a 14 de setembro, das 18h às 22h, na Biblioteca Central do Sesc Arapiraca, Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca/AL, e terá como pauta apresentação dos contos, comentários dos colegas e observações finais pelo mediador.

As pré-inscrições devem ser feitas apenas pelo formulário on-line: https://goo.gl/forms/Ehrd77GjhatOxjmU2 até 31/08/2018 (sexta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 06/09/2018 (quinta-feira), 18h.

SOBRE O PROJETO

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:

• Circuito de autores, que vai promover bate-papos de escritores de diversos estilos;
• Circuito de oralidades, que reunirá manifestações como narrações de histórias, saraus, performances e slam poetry (modalidade da poesia falada em formato de batalha de versos);
• Circuito de criação literária, com oficinas para aspirantes a escritores.

SOBRE A OFICINA

Público:
Jovens escritores, a partir de 15 anos, que já tenham ao menos dois contos escritos e queiram aprofundar o exercício crítico sobre literatura.

Período:
10 a 14 de setembro de 2018, das 18h às 22h.

Local:
Biblioteca Central do Sesc Arapiraca, Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca/AL.

Carga horária:
20 horas/aula de oficina, com emissão de certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento em todo o processo.

Vagas:
Serão disponibilizadas 20 vagas para a oficina. Haverá uma lista de espera de até 10 pessoas.

Conteúdo:
No primeiro dia, o mediador apresentará uma provocação que servirá de base para que os participantes escrevam um conto que será discutido no quinto dia.

A leitura em voz alta, pelos autores, e os comentários dos colegas e do mediador, buscam tratar o texto literário como objeto de trabalho intelectual, que exige esforço e concentração. A exposição dos textos no coletivo e o exercício de crítica funcionam como laboratório para que os jovens escritores tenham melhor instrumental para prosseguir em sua obra posteriormente.

O trabalho do mediador é revelar as qualidades de cada autor, para que sejam aproveitadas, e eventuais dificuldades, que possam ser eliminadas.

COMO SE INSCREVER

As pré-inscrições devem ser feitas apenas pelo formulário on-line https://goo.gl/forms/Ehrd77GjhatOxjmU2 até 31/08/2018 (sexta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 06/09/2018 (quinta-feira), 18h.

No caso de seleção, entraremos em contato por telefone e e-mail. É preciso responder a correspondência eletrônica para concluir o processo de inscrição e confirmar a participação (até o dia 10/09/2018, segunda-feira, 12h), caso contrário, um suplente será convocado para sua substituição. Por isso é importante informar todos os dados corretamente.

SOBRE O ESCRITOR

SÉRGIO FANTINI
Mineiro de Belo Horizonte, começou a publicar poemas na década de 1970. Desde 1985 publica prosa em antologias e livros próprios, como os mais recentes A ponto de explodir, Novella e Lambe-lambe. Ministra oficinas de criação literária há mais de vinte anos.

SERVIÇO

ARAPIRACA
– O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Criação Literária.
– Quem: Sérgio Fantini/MG
– Local: Biblioteca Central, Sesc Arapiraca, Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca/AL.
– Data: 10 a 14/09/2018.
– Horário: 18h às 22h.
– ENTRADA FRANCA.

/* ]]> */