Veja a lista dos filmes selecionados para o Circuito Penedo de Cinema Veja a lista dos filmes selecionados para o Circuito Penedo de Cinema | ANTENA CRÍTICA
Veja a lista dos filmes selecionados para o Circuito Penedo de Cinema | ANTENA CRÍTICA
CINEMA

Veja a lista dos filmes selecionados para o Circuito Penedo de Cinema

Por Assessoria | 05/09/2018 | 16:56
Foto: Reprodução | Internet Veja a lista dos filmes selecionados para o Circuito Penedo de Cinema

O Circuito Penedo de Cinema divulgou, nesta segunda-feira (3), a lista com 52 filmes em curta-metragem selecionados para as três mostras competitivas que integram o evento. As produções serão exibidas em sessões abertas ao público entre 26 de novembro e 2 de dezembro na cidade ribeirinha de Penedo (AL) e irão concorrer a R$ 41 mil em prêmios.

O processo de seleção teve início no final de julho e avaliou 492 filmes inscritos, número recorde no evento. Do total, 15 produções foram escolhidas para concorrer ao 11º Festival do Cinema Brasileiro e ao 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, enquanto a 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental contará com 22 filmes.

Cada mostra contou com uma curadoria diferente. O diretor Pedro da Rocha, o crítico de cinema e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ricardo Lessa, e o roteirista Tairone Feitosa foram os responsáveis pela seleção dos filmes para a mostra brasileira.

Marcos Sampaio, diretor de políticas culturais da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) de Maceió, Vera Rocha, produtora de cinema, e Ulisses Arthur, diretor de cinema selecionaram os curtas para a mostra universitária. Já os filmes para a mostra ambiental foram escolhidos por Taciana Kramer, engenheira de pesca e professora da Ufal, Guilherme Demetrio, biólogo, e Yanara Galvão, produtora e pesquisadora de cinema.

De acordo com Pedro da Rocha, a curadoria foi criteriosa e avaliou as obras com base na qualidade apresentada. “Vejo o espaço de um festival de cinema para celebração de uma arte. Tem muita gente filmando para defender algumas causas, que são atuais, pertinentes e necessárias, mas isso não deve servir de argumento para que se filme de qualquer maneira. Tivemos a sorte de nos deparar com materiais de qualidade, com esmero, técnica, onde você vê o cinema arte”, pontuou.

A lista dos filmes selecionados conta com produções de cada região do país. O estado com maior número de representantes é o Rio de Janeiro, com nove filmes. Alagoas e São Paulo vêm na sequência, com sete produções, seguidos por Goiás e Minas Gerais, que tiveram quatro filmes selecionados.

Realização

O Circuito Penedo de Cinema é um evento gratuito, realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Comentários


HORÓSCOPO DE HOJE
Horóscopo de hoje, quarta-feira, 12 de dezembro de 2018 para o seu signo
LOLLAPALOOZA 2019
Kings of Leon é confirmado no Lollapalooza 2019
PROCESSO
Fernanda Lima processa Eduardo Costa após ofensas em rede social
ROMANCE
Rebeca Abravanel, filha de Silvio Santos, está ficando com Alexandre Pato
RECEITAS
Aprenda a fazer um delicioso frango aos quatro queijos nessa terça-feira.