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SAÚDE

Quer evitar e controlar a hipertensão arterial? Confira algumas dicas.

O final de 2018 já se aproxima e, com ele, muitas promessas relacionadas às mudanças de hábitos surgem na vida de inúmeros brasileiros. Bom mesmo seria que todos estes que prometem pudessem cumprir aquela afirmativa relacionada ao controle alimentar e à prática constante de exercícios físicos, uma vez que a disciplina é fundamental para evitar e controlar a pressão arterial.

Estudando sobre o assunto, muitos mitos são desconstruídos e algumas dicas importantíssimas surgem para ajudar a fazer a diferença e obter grandes melhorias na qualidade da pressão sanguínea. Confira algumas!

1. Verifique a pressão arterial semanalmente.

Muita gente não sabe, mas cerca de 25% da população adulta do Brasil está acometida pela hipertensão. O método mais simples para obter um controle adequado é conferir a pressão arterial semanalmente, o que pode ser feito em um posto de saúde, junto com os testes glicêmicos, por exemplo. É importante repousar por 15 minutos em um local tranquilo, e em caso de ingestão de café ou uso de cigarro, é necessário esperar cerca de 30 minutos. Durante o processo, é importante estar com a bexiga esvaziada e sem falar.

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2. Evite fumar e beber álcool.

Parece bem batido, mas o consumo desenfreado de drogas lícitas causa sérios problemas à saúde. O álcool é um dos vilões contra a pressão arterial, e o uso de cigarro faz com que as artérias coronarianas fiquem enrigecidas e provoquem a hipertensão.

3. Mexa-se, alimente-se e evite o excesso de peso.

Já não é segredo há anos que o sedentarismo é um dos vilões à saúde da sociedade, uma vez que a falta de exercícios físicos associada à má alimentação faz com que se ocasionem danos à saúde, que com o tempo podem se tornar irreversíveis. Um desses danos pode ser o entupimento de vasos sanguíneos, ocasionados pelo acúmulo de gorduras danosas à saúde. A ingestão de alimentos de fast food e frituras em geral é um verdadeiro perigo, principalmente àquelas pessoas que tem casos de hipertensão entre familiares.

Felizmente, a prática de atividades físicas faz com que o coração tenha um melhor condicionamento e não fique sobrecarregado, o que causa uma intensa melhoria à circulação sanguínea.

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4. Faça consultas e exames periódicos

Há, na sociedade brasileira, um costume errôneo: a automedicação. Infelizmente, além de não apresentar bons resultados, esse tipo de atitude piora o desenvolvimento das melhorias da saúde dos tecidos cardíacos. Apesar da pouca facilidade para se fazer exames e consultas na saúde brasileira, a melhor atitude para evitar a hipertensão continua sendo a busca por auxílio médico.

Medicações só podem ser tomadas de acordo com baterias de exames e consultas periódicas. De acordo com o desenvolvimento da doença, o portador passa a ter seus remédios alterados, e se melhorar, tem suas doses reduzidas. É importante salientar que todos precisam de exames e dosagens específicas, e por isso não pode ser feito o compartilhamento de remédios sem autorização médica preventiva.

Pois bem, caros leitores, a hipertensão é uma vilã da nossa saúde, mas o tratamento e a busca por melhorias, se feitos cedo, sempre nos dão um resultado feliz e uma boa qualidade de vida.

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