Como cuidar do seu cachorro em tempo chuvoso | ANTENA CRÍTICA
CUIDE DO SEU PET!

Como cuidar do seu cachorro em tempo chuvoso

Por Junior Calheiros, em Maceió | 02/08/2019 | 02:26
Foto: Reprodução/Internet Como cuidar do seu cachorro em tempo chuvoso
Evite com que seu pet fique doente durante o período chuvoso

Como de costume, o mês de agosto deve ser chuvoso no Nordeste brasileiro, e esse momento requer cuidados especiais com nossos fieis companheiros. Você deve evitar deixar seu cão em locais úmidos e é importante ficar atento a doenças que podem surgir nesse período.

Os veterinários recomendam ter um cuidado reforçado com a pelagem dos cachorros no tempo chuvoso, pois deixá-los úmidos, pode fazer com que surjam fungos e bactérias que podem dar coceiras e até ferimentos na pele.

VEJA TAMBÉM

Além do cuidado com os pêlos dos cachorros, é importante reforçar que seu amiguinho não deve ficar tomando banho de chuva, pois o contato com a água fria pode provocar uma hipotermia, desenvolvendo assim uma gripe ou pneumonia. “O ideal é procurar um veterinário e cuidar o mais rápido possível para o quadro não piorar”, revela João Santos, veterinário por formação.

Leptospirose

Um dos problemas mais graves que os cachorros podem adquirir com o contato com a chuva é a leptospirose. Com a chuva, as ruas podem alagar e a água se espalha por várias vias, com isso podem levar muitas bactérias e sujeiras da rua, como por exemplo, a urina de ratos, que é a principal causadora da doença. Os sintomas da leptospirose vão de desidratação a sangue nas fezes e urina e falta de apetite entre outros. É muito importante ressaltas que esta doença é contagiosa entre cachorros e humanos, então qualquer humano que tiver tido contato direto com o animal ou lugares que ele tenha passado, comido e etc, podem correr o risco de pegar a doença. Por isso, é essencial ficar atento e cuidar o mais rápido possível quando diagnosticada.

Como evitar?

  • Ficar atento ao comedouro, limpar frequentemente e sempre colocar água e comida fresca.
  • O uso de roupas, como a camiseta para cachorro ou até o moletom para cachorro, podem proteger seu animal da chuva e do frio.
  • Evitar sair com seu animal durante ou logo depois uma chuva forte.
  • Fique atento ao seu cachorro na chuva, não deixe ele lamber ou cheirar muito nada na rua, não deixe seu cachorro sem a guia para cachorro.
Veja também

Comentários


PROIBIÇÃO
Crivella proíbe repórteres do Grupo Globo em coletiva
SAÍDA?
Sandra Annenberg fala se vai sair da Rede Globo
NOVELAS
Silvana engravida de verdade em ‘Bom sucesso’
NOVELAS
Vitória descobre que Sandro é seu filho e conta a Raul: ‘Monstruoso’
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo de hoje do signo Peixes| Horóscopo do dia|13/12/2019