Como surgiu o dia dos pais no Brasil? | ANTENA CRÍTICA
DIA DOS PAIS

Como surgiu o dia dos pais no Brasil?

Por Redação | 10/08/2019 | 15:15
Reprodução/Internet Como surgiu o dia dos pais no Brasil?

Você sabia que o Brasil é o único país do mundo que comemorar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto? Pois é, óbvio que todos os países do mundo possuem uma dia para celebrar os pais, mas, assim como o dia das mães, essa comemoração não tem uma data fixa internacionalmente – e surgiu por diferentes razões ao redor do mundo.

A comemoração no país só foi instituída no calendário a partir de 1953, por ideia do publicitário Sylvio Bhering. O então diretor do jornal O Globo, aproveitando uma população predominantemente católica, lançou a campanha para que fosse comemorado o dia dos pais em 16 de agosto, dia de São Joaquim – pai de Maria e avô de Jesus. Segundo o jornal, a data tinha o objetivo de “fortalecer os laços familiares e celebrar o chefe da família”.

A iniciativa pegou, e, nos anos seguintes, a data se estendeu para além do Rio de Janeiro (onde o jornal circulava principalmente), sendo celebrada por todo o Brasil. Acontece que, alguns anos depois, a comemoração ter uma data fixa acabou não sendo vantajoso nem para o comércio, nem para as famílias – que não poderiam fazer um mega almoço de comemoração em um dia útil qualquer.

O dia das mães, por sua vez, é sempre comemorado no segundo domingo de maio, devido a uma sugestão da idealizadora da data nos EUA Anna Jarvis, que alegou estar seguindo um pedido pessoal de sua falecida mãe.  Por uma analogia a essa data, o dia dos pais manteve seu mês original agosto, mas passou a ser comemorar também no segundo domingo do mês.

Veja também

Comentários


HORÓSCOPO HOJE
Horóscopo de hoje, terça (20/08/19); confira a previsão do seu signo
DANÇA DOS FAMOSOS
Veja os participantes da Dança dos Famosos 2019
MODA
Juliana Paes lança esmaltes em parceria com Impala
PEDIDOS
Promoção do iFood com hambúrguer e outros pedidos por 1 real
CASTIGO
Rachel Sheherazade revela “surpresa” com afastamento do SBT