A arte plástica feminina brasileira no mundo | ANTENA CRÍTICA
FILMES

A arte plástica feminina brasileira no mundo

Por Redação | 27/09/2019 | 09:53
Reprodução/Internet A arte plástica feminina brasileira no  mundo

O Brasil tem estado no centro das atenções internacionais e nem sempre os motivos são os melhores. As políticas internas, as tendências da educação e da saúde precárias, os problemas de segurança nas favelas e a mais recente polémica sobre o desmatamento e o incêndio da Amazônia são alguns exemplos de pontos negativos que o mundo tem em mente ao falar do território brasileiro.

Ainda assim, o Brasil ainda tem muito de que se orgulhar no que diz respeito à forma como permite que o estrangeiro conheça, também, o que de melhor se faz no território, nomeadamente ao nível artístico.

O povo brasileiro é responsável pela criação de vários eventos e peças artísticas que merecem destaque. As produção novelística, a literatura, o cinema, as artes plásticas e até as artes do corpo são exemplos do que este país produz de melhor. Interessados na cultura e na arte brasileira, mesmo os grandes canais e empresas destacam as produções do país, como aconteceu com a integração dos melhores filmes brasileiros na Netflix.

Ainda assim, totalmente inegável quanto à sua expressão internacional, está a arte plástica e, principalmente, a arte que chega pelas mãos de algumas das mais consagradas artistas plásticas do país, algumas das quais encontraram abrigo noutros países e neles continuam a desenvolver uma arte que evoca o Brasil. Hoje, fomos conhecer algumas destas artistas. Saiba quais são e por que razão o mundo as aclama tanto.

1. Anita Malfatti

Esta artista aposta numa estética muito própria, espelhada na obra Cambuquira. A partir desta, ela provoca sensações únicas, transportando-nos até uma forma única de imortalizar o Brasil e de retratar as gentes.

Sendo uma pintora, ilustradora, desenhista e professora ítalo-brasileira, esta é uma das artistas de renome internacional.

2. Antônia Fealizadeh

A pintora contemporânea brasileira Antônia Fealizadeh transmite, pela sua arte simples, toda a exuberância natural dos recantos mais frondosos do Brasil. A sua arte é conhecida um pouco por todo o mundo, sendo aclamada pela forma fabulosa como a artista consegue, nas suas pinceladas, expressar as emoções naturais do que o mundo tem de mais belo.

3. Lia Thoma

Embora resida em Frankfurt, Lia Thoma nasceu no Rio de Janeiro e é o sangue carioca que transporta até às telas, usualmente em aquarela, onde reflete verdadeiros espetáculos urbanos com um olhar colorido e abstrato. As cores quentes e vivas do trabalho de Lia Thoma mostram a tendência brasileira para a alegria e a festa.

4. Adria Moura

Adria Moura é outra das artistas brasileiras, natural de Minas Gerais e residente em Pulheim. Esta artista conta com uma longa carreira de mais de vinte anos e usa os lápis de cor para ajudar a transportar o melhor do Brasil até ao continente europeu. Muito focada na natureza, nos animais e nos mundos de fantasia, Adria é uma artista que transmite e acorda sonhos nos seus fãs, um pouco por todo o globo, com um trabalho sóbrio e belíssimo, enaltecendo a arte brasileira.

Veja também

Comentários


FGTS
Caixa antecipa para 2019 saque imediato de R$ 500 para todos os não correntistas
POLÊMICA
Jojo Todynho se revolta com MC Gui
ORGULHO
Alagoanos, Marta e Roberto Firmino são indicados ao prêmio Bola de Ouro
EM MACEIÓ
Dia Rosa leva programação ao Centro nesta quarta-feira (23)
CINEMA
Confira o trailer final de Star Wars: A Ascensão Skywalker