Atenção! Cuidado para não cair no golpe do OLX | ANTENA CRÍTICA
ALERTA

Atenção! Cuidado para não cair no golpe do OLX

Por Redação | 15/10/2019 | 09:06
Atenção! Cuidado para não cair no golpe do OLX

A OLX é sem dúvidas o site de classificados online mais popular no Brasil. De acordo com dados divulgados pela empresa, são mais de 2 milhões de vendas realizadas por mês por meio do site/aplicativo. De olho nessa estatísticas, golpistas criaram mais uma forma de atrair vitimas para extorquir dinheiro e criaram um golpe que combina uma ligação com informações passadas pelo Whatsapp.

O golpe acontece minutos ou até horas após o usuário divulgar o produto no site. O estelionatário entra em contato fingindo ser do suporte OLX e confirma alguns dados públicos que estão disponíveis no anuncio como descrição do produto, cor, telefone de contato e etc. Depois de confirmar os dados, o golpista afirma que para concluir a publicação do anuncio, por questões de segurança, a empresa vai enviar para o Whatsapp do usuário um código de confirmação (token) e pede para a vitima passar tal informação por telefone.

VEJA TAMBÉM

O código enviado, e que boa parte das vitimas passa para os golpistas, na verdade é o código de confirmação enviado pelo Whatsapp quando o usuário tenta logar na conta no mensageiro. Com ele é possível então ter acesso a todas as conversas e arquivos do Whatsapp e permite o golpista criar uma senha para que o verdadeiro dono do mensageiro não consiga voltar a logar no app de mensagens.

Depois de conseguir roubar o Whatsapp da vítima os golpistas enviam mensagens para os contatos do aplicativo, pedindo dinheiro emprestado, fingindo ter sido sequestrado e etc.

Caí no golpe do Whatsapp, o que devo fazer?

O primeiro passo é procurar uma delegacia de crimes virtuais para criar um Boletim de Ocorrência sobre o ocorrido, afinal os seus contatos podem enviar dinheiro para as contas dos criminosos e até que você prove que seu Whatsapp foi roubado…

Depois é importante contatar o Whatsapp via e-mail [email protected] e solicitar o cancelamento da conta. No e-mail é importante anexar o B.O.

Avisar ao máximo de pessoas que o seu Whatsapp foi roubado é essencial para que as pessoas não acreditem no papo de quem furtou o seu app.

O que é importante saber

O OLX é um site seguro e confiável. Eles não ligam de maneira alguma para seus usuários pedindo para confirmar o código token. É importante ressaltar que códigos token são para ser digitados em aplicativos, nunca para ser enviado por SMS ou passado para atendentes via telefone.

As operadoras não são responsáveis pelo Whatsapp: Muitos usuários ligam para as operadoras reclamando do ocorrido e pedindo para que elas deem um jeito de resolver a situação, contudo elas não tem nenhuma responsabilidade sobre o aplicativo, pois o app apenas utiliza o mesmo número que é fornecido pelas empresas como um ID de usuário. O máximo que a operadora pode fazer é oferecer um novo número para os clientes.

Como evitar o golpe do Whatsapp

O Whatsapp oferece atualmente um serviço chamado Confirmação de duas etapas. O serviço consiste em criar uma senha que é solicitada logo após se digitar o código token (código de confirmação) enviado por SMS. Quem tem essa função ativa normalmente não caí nesse tipo de golpe, pois o estelionatário não terá acesso ao código criado pelo usuário, apenas ao SMS Token se for passado.

Para ativar a confirmação em duas etapas, no WhatsApp abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

Não caia no golpe do token

Nunca passe código recebido por SMS para ninguém. Esse tipo de golpe não ocorre apenas em sites como o OLX, mas como também em Apps das operadoras. Já existem relato de clientes da Tim, Vivo, Claro e Oi que receberam ligações de falsos representantes de atendimento confirmando o código enviado pela operadora e ao passar os golpistas transferem os saldos disponíveis nas linhas dos clientes para números próprios.

Veja também

Comentários


HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo de hoje do signo Virgem| Horóscopo do dia|13/12/2019
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo de hoje do signo Leão| Horóscopo do dia|13/12/2019
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo de hoje do signo Gêmeos| Horóscopo do dia|13/12/2019
HORÓSCOPO HOJE
Horóscopo de hoje do signo Câncer| Horóscopo do dia|13/12/2019
HORÓSCOPO HOJE
Horóscopo de hoje do signo Touro| Horóscopo do dia|13/12/2019