Recadastramento de celulares pré-pagos em AL pela Anatel termina hoje (18) | ANTENA CRÍTICA
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Recadastramento de celulares pré-pagos em AL pela Anatel termina hoje (18)

Por Tecmundo | 18/11/2019 | 12:42
Foto: Reprodução Recadastramento de celulares pré-pagos em AL pela Anatel termina hoje (18)
Clientes pré-pagos tem até hoje para atualizar os cadastros

Termina nesta segunda-feira (18) a última fase da primeira etapa do recadastramento de linhas pré-pagas de celulares no Brasil. O projeto é uma ação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e já está em andamento desde abril deste ano.

Clientes que receberam notificações das operadoras por terem dados desatualizados ou faltantes e não seguiram com o procedimento de atualização terão as linhas bloqueadas. Neste último lote, são 17 estados envolvidos: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,  Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

Segundo a Anatel, ao todo, 1% das linhas dessas regiões tem problemas no cadastro e será bloqueada. Essas informações incluem nome completo, endereço, CEP e CPF ou CNPJ, entre outros dados adicionais para validar a identidade do cliente.

E agora?

Após a finalização da primeira etapa hoje (18), que envolvia a atualização cadastral e o bloqueio das linhas com dados pendentes, a Anatel pode passar para os passos seguintes. Para começar, em 6 de janeiro 2020, entra no ar um Portal de Consulta de Linhas por CPF para você rapidamente ter acesso às informações e a situação do seu número.

Além disso, outras melhorias não detalhadas para habilitação e manutenção do serviço serão realizadas. Os objetivos incluem ainda reduzir o número de fraudes envolvendo o cadastro de linhas pré-pagas e facilitar a transparência.

Quem teve o número bloqueado por não atender a solicitação da Anatel — ou vai fazer o procedimento nas próximas horas — pode recuperar a linha ao atualizar o cadastro com a própria operadora por algum meio de contato com a emrpesa, incluindo call centers ou na internet. Nas duas primeiras fases, 44,3 mil linhas foram bloqueadas e 31,6 mil foram atualizadas.

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