Complexo Cultural Teatro Deodoro abre duas novas exposições | ANTENA CRÍTICA
EXPOSIÇÃO

Complexo Cultural Teatro Deodoro abre duas novas exposições

Por Assessoria | 26/11/2019 | 10:02
Foto: Divulgação Complexo Cultural Teatro Deodoro abre duas novas exposições

A arte é a forma criativa da humanidade interpretar a realidade. Mostrar versões que podem existir em um só objeto ou acontecimento. Assim, revelando as diferentes leituras da realidade, duas exposições entrarão em cartaz no Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. Serão abertas na noite do dia 28 de novembro, às 19h, a 4ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas, coletiva da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Alagoas (Arfoc) e, no mezanino, Gênesis em Vermelho Absoluto, individual do artista Levy Paz.

Na Mostra, que ocupará o piso principal, a realidade estará interpretada pelo olhar atento de fotojornalistas e repórteres cinematográficos, relembrando acontecimentos de 2018 a 2019 em Alagoas e no Brasil. Já a exposição do mezanino trará várias expressões das artes visuais feitas pelo artista Levy Paz, que retratam suas experiências de vida, sentimentos e trazem fantasias ao tangível.

VEJA TAMBÉM

Ambas seguem em cartaz até o dia 30 de janeiro, com visitação gratuita de segunda a sábado, das 8h às 14h, e domingos e feriados, das 14h às 17h. Seguindo o calendário de comemorações de fim de ano, o Complexo Cultural estará fechado nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro. Grupos de escolas e instituições podem agendar a visita guiada pelo [email protected] ou (82) 98884-6885. A entrada e o agendamento são gratuitos.

A diretora presidente da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), Sheila Maluf, fala sobre a chegada das exposições ao Complexo: “É uma grande satisfação para a Diteal receber duas exposições tão ricas e diversificadas no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Tivemos um ano intenso no nosso calendário e encerramos 2019 com este mosaico de registros dos repórteres fotográficos e cinematográficos de Alagoas e com as obras do artista Levy Paz em sua mais nova individual. Convidamos o público para vir conhecer estes trabalhos e prestigiar nossos artistas”.

Para o Gerente Artístico da Diteal, Alexandre Holanda, as exposições são uma forma de finalizar o ano celebrando a diversidade artística do Complexo: “Com sensação de missão cumprida para o exercício de 2019, fechamos a grade do ano da Galeria de Artes Visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro com mais essas duas exposições. Gênesis, em vermelho absoluto traz a pluralidade do artista visual Levy Paz e a 4ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeos, uma realização da Associação de Repórteres Fotográficos do Estado de Alagoas, confirmam o dinamismo e diversidade de nossa grade”.

4ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas

Organizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de Alagoas (Arfoc-AL), a Mostra de fotografias e vídeos está na quarta edição. É o material de 19 repórteres fotográficos e 11 cinematográficos, alagoanos e naturalizados, contando com 52 fotos e 12 vídeos no piso principal do Complexo. A proposta é fazer uma retrospectiva de acontecimentos dos últimos dois anos, contando histórias sobre vivências, culturas, esportes, artes, emoções e acontecimentos históricos da capital e sertão alagoano, como de todo o Brasil.

“O fotojornalista é um olho a mais que enxerga através do visor da máquina coisas que a sociedade não vê”, explica o presidente da Arfoc-AL, Ailton Cruz. E tendo em vista o fazer fotojornalístico, ele conta que “o futuro é uma construção alicerçada no que já aconteceu, e por isso é sempre importante manter a memória. Por meio da fotografia e do vídeo contamos um pouco do que aconteceu”.

Ailton destaca também a importância da Mostra para a cena da fotografia Alagoana, evidenciando que as produções de destaque estão saindo do eixo de produção Rio-São Paulo, mostrando o potencial do Nordeste. “A exposição com foto e vídeo em Alagoas é referência entre as Arfocs de todo o Brasil. Aqui é possível unir as duas ferramentas em um único lugar”, destaca ele, concluindo: “o objetivo é incentivar e desenvolver ações culturais no Estado de Alagoas, estabelecendo o diálogo da sociedade com a imagem jornalística”.

Gênesis em Vermelho Absoluto

A urbanidade e o diálogos entre épocas. O clássico e o contemporâneo são assuntos das expressões artísticas dos painéis do artista urbano Levy Paz. Fã dos pintores clássicos, dos desenhos em quadrinhos estadunidenses e dos animes orientais, a arte dele é cosmopolita e atemporal, assim mesmo será a exposição Gênesis em Vermelho Absoluto.

Nascido no Distrito federal, Levy Paz mora em Alagoas há 30 anos. Essa exposição foi onde o artista uniu o passado e seu momento atual, celebrando com jovialidade enquanto se expressa de forma madura no fazer artístico. “O que me faz pintar é comemorar a vida, colocar emoções, fantasias. É imaginar toda a minha trajetória e conseguir sintetizar isso nas obras. Transformar sonhos em imagens, conta o artista.

Segundo ele, o nome Gênesis foi necessário: “Esse é meu recomeço. Acho que todo novo trabalho é um novo começo, um novo ciclo. Por isso Gênesis. E vermelho porque é a vida, é o sangue”. Contando com 27 obras, que variam entre pinturas, desenhos, esculturas e instalações. Essa é a terceira exposição individual de Levy, que também já participou de outras oito coletivas.

Comentários


ECONOMIA
FGTS: saque imediato começa nesta sexta-feira para nascidos em setembro e outubro
CCXP19
Trigg chega à CCXP com cartão de crédito da Arlequina e palco exclusivo
NATAL
Espetáculo natalino “Vila do Papai Noel” em shopping da capital
BIZARRO
Mulher ressuscita após ficar seis horas com coração parado; desabafo corta o coração
EM MACEIÓ
Corrida modifica trânsito da Pajuçara neste sábado