Acusado de atacar Porta dos Fundos comemora censura em vídeo | ANTENA CRÍTICA
POLÊMICA
>

Acusado de atacar Porta dos Fundos comemora censura em vídeo

Por Redação | 09/01/2020 | 15:15
Reprodução/Internet Acusado de atacar Porta dos Fundos comemora censura em vídeo

Após a decisão do desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) de censurar o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo” nesta quinta-feira,08, o economista e empresário Eduardo Fauzi, de 41 anos, acusado de participar do ataque à produtora do Porta dos Fundos, comemorou a decisão. Em um vídeo nas redes sociais, Fauzi — que está foragido da Justiça brasileira e já entrou na lista vermelha da Interpol pela suspeita do crime — diz que a decisão de Abicair é “uma vitória de todo povo brasileiro”. Ele termina a gravação com a saudação “Anauê”, usada pelos integralistas, grupo fascista brasileiro.

— Essa vitória é uma vitória de todo povo brasileiro. Eu fico chateado quando vejo padres e pastores dizendo: “Eu queria ver se fosse com Maome, se fosse no oriente médio”. O Brasil tem homem, o Brasil tem macho para defender a igreja de cristo e a Pátria brasileira — diz no vídeo de 1 minuto e quinze segundos. Na lista vermelha da Interpol, acusado de atacar Porta dos Fundos publica vídeo e comemora censura

Fauzi parabeniza a Justiça, a Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, que entrou com o pedido no TJRJ para que o especial do Porta fosse retirado do ar, e a “todo mundo que rezou, que militou, que batalhou”.

— A luta continua, mas a vitótia é nossa. Muito feliz, muito feliz. Anauê — diz Fauzi.

O desembargador Abicair, da 6ª Câmara Cível do TJRJ determinou na quarta-feira a retirada do especial da Netflix e a suspensão de trailers, making of, propagandas, “ou qualquer alusão publicitária ao filme” na plataforma e em qualquer outro meio de divulgação.

O pedido de suspensão feito pelo centro Dom Bosco havia sido negado em primeira instância pela juíza Adriana Sucena Monteiro Jara Moura. O centro recorreu da decisão, mas o desembargador de plantão confirmou o entedimento de Adriana e não concedeu a liminar para tirar o especial do Porta dos Fundos do ar.

Com o fim do recesso no Tribunal de Justiça do Rio, o processo foi distribuído para Abicair. Ao decidir pela suspensão do filme, o desembargador afirma que, nessa fase do processo, ainda não há como decidir se houve incitação ao ódio público por parte da produtora e “com quem está a razão”, mas para “acalmar os ânimos” da sociedade entende ser “mais adequado e benéfico” suspender a exibição.

“Por todo o exposto, se me aparenta, portanto, mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do Agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, pelo que condedo a liminar na forma requerida”, diz um trecho da decisão. A produtora disse ao GLOBO que ainda não foi oficialmente notificada sobre a suspensão. A Netflix informou que, por enquanto, não irá se manifestar sobre o caso.

Após análise de câmeras de segurança, Fauzi foi identificado como um dos homens que aparecem atirando coquetéis molotov na sede da produtora carioca.

Considerado foragido da Justiça brasileira. O diretor executivo da Polícia Federal, Disney Rosseti, afirmou na quarta-feira que a Interpol emitiu alerta vermelho para a prisão deFauzi.

De acordo com Rosseti, as autoridades brasileiras aguardam agora a resposta das autoridades russas, para onde Fauzi fugiu. O Brasil e a Rússia mantêm um acordo para extradição de cidadãos que cometeram crimes em ambos os países. O Itamaraty entrou em contato com as autoridades russas para iniciar os trâmites para extradição.

Comentários


PREVISÃO
Horóscopo do dia do signo Peixes| Horóscopo do dia| 10 de agosto de 2020
HORÓSCOPO DIÁRIO
Horóscopo do dia do signo Aquário| Horóscopo do dia| 10 de agosto de 2020
PREVISÃO
Horóscopo do dia do signo Sagitário| Horóscopo do dia| 10 de agosto de 2020
HORÓSCOPO
Horóscopo do dia do signo Capricórnio| Horóscopo do dia| 10 de agosto de 2020
PREVISÃO DO DIA
Horóscopo do dia do signo Libra| Horóscopo do dia| 10 de agosto de 2020