Como aproveitar o carnaval com seu pet sem prejudicar a saúde dele | ANTENA
CARNAVAL
>

Como aproveitar o carnaval com seu pet sem prejudicar a saúde dele

Por Redação | 21/02/2020 | 15:30
Reprodução/Internet Como aproveitar o carnaval com seu pet sem prejudicar a saúde dele

É carnaval!!! É tempo de se divertir, até para os pets. Além de promover benefícios à saúde do animal, fortalece a relação com o dono ou tutor. Mas e na folia, os pets devem acompanhar os donos? A resposta dos médicos veterinário é: nem sempre.

Som alto, aglomeração de pessoas e elevadas temperaturas podem gerar muito estresse para os animais e contribuir para problemas de saúde e comportamento.

De acordo com a médica veterinária Maria Cristina Reiter Timponi, para o animal, o barulho do som alto e das próprias pessoas causa um grande incômodo. A audição canina escuta em um nível muito mais elevado que os humanos.

“Com o som muito alto, ele [o pet] fica muito irritado e o estresse pode provocar até o óbito do animal. Neste estado alterado, a tendência é que a respiração aumente de velocidade, resultando em uma taquicardia. Se o animal sofre de uma deficiência respiratória, o problema se agrava e ele pode até desmaiar e ter falta de ar”, comenta a médica.

Pet e carnaval: como aproveitar a folia com o bichinho sem prejudicar a saúde dele — Foto: Divulgação
Pet e carnaval: como aproveitar a folia com o bichinho sem prejudicar a saúde dele — Foto: Divulgação

Na aglomeração de pessoas, o risco do animal ser pisoteado ou esmagado é ainda maior. O calor e o chão quente também pode prejudicar sua saúde e contribuir para o estresse, além de, em casos de sol forte, queimaduras na pele do animal e desidratação.

“Calor, chão quente, falta de acesso fácil à água fresca e barulho muito alto pode prejudicar a saúde do animal e até acarretar taquicardia, que em algumas raças, pode levar a óbito”, comenta a veterinária.

“Com as temperaturas elevadas, assim como nós, o animal precisa se hidratar com mais frequência, o que nem sempre é possível em meio às multidões. Pouca hidratação pode resultar em desidratação”, explica.

Ainda segundo a veterinária, mesmo se o animal for dócil há risco dele ficar agressivo em ambiantes de aglomeração.

“Há também o perigo do pet ingerir restos de alimentos do solo, inclusive resíduos tóxicos, ou mesmo de eles serem feridos por objetos cortantes, como cacos de vidro ou latas de cerveja e refrigerante”, conclui a médica.

Festa liberada!

Em Bauru, pets podem curtir a folia especialmente para eles — Foto: Bruna Dias/Divulgação
Em Bauru, pets podem curtir a folia especialmente para eles — Foto: Bruna Dias/Divulgação

Em Bauru, os pets podem curtir uma festa liberada especialmente pra eles, junto com a companhia dos tutores. As músicas do evento respeitarão o nível de audição dos animais.

Dois shoppings da cidade oferecem uma programação especial para os bichinhos e seus donos, com direito a marchinhas e até desfile da melhor fantasia com premiação, além de contar com barracas de quitutes.

No shopping localizado na Rua Henrique Savi, 15 – 55 ,Vila Nova Cidade, a folia pet acontecerá no domingo (23), no terceiro piso, junto com o Desfile da Realeza do carnaval, das 16h às 18h.

Já no shopping localizado na Rua Marcondes Salgado, 11-39, bairro Chácara das Flores, a folia acontece no sábado (22) e no domingo (23), das 14h às 17h. A entrada é gratuita, mas é solicitado um quilo de ração para cães ou gatos que serão doados para a ONG SOS Gatinhos.

Comentários


HORÓSCOPO HOJE
Horóscopo do Dia: Previsão dos signos para hoje, 29 de Setembro de 2020
FIQUE LIGADO!
Conheça a bolsa esportiva onde se investe em esporte
EM ALAGOAS
Mulher faz ‘falsa’ denúncia de namorado por ciúmes mas homem acaba preso por outro crime
BOA NOTÍCIA
Cinemas e teatros reabrem nesta segunda-feira em Pernambuco
VÍDEO
Jogadora de futebol acorda do coma e ouve mensagem de ídolo; assista