Internet móvel com problema? O que fazer antes de ligar na operadora | ANTENA CRÍTICA
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Internet móvel com problema? O que fazer antes de ligar na operadora

Por Redação | 06/03/2020 | 09:39
Foto: Reprodução Internet móvel com problema? O que fazer antes de ligar na operadora
Veja como resolver problemas de internet no celular sem ligar na operadora

Quando a internet móvel fica lenta já dá até dor de cabeça em pensar que terá que ligar na operadora de telefonia móvel e esperar minutos para falar com um atendente que muitas vezes nem resolve a situação de primeira.

Contudo, em 90% dos casos de ligações destinadas as áreas técnicas de callcenter das principais operadoras do país poderiam ser evitadas se antes da ligação os clientes verificassem alguns procedimentos básicos que quase sempre é o motivo do problema de conexão nos smartphones.

O Antena conversou com Isadora Soares, que é especialista em atendimento da área técnica de uma das maiores companhias de telefonia móvel do país. Ela traz algumas dicas para evitar a ligação para o callcenter.”Vocês acreditariam se eu falar que 90% das ligações em que o cliente está insatisfeito com a operadora por questões como lentidão e falta de conexão o problema vem do aparelho do cliente? Na maioria dos casos é configuração do aparelho”, revela.

Dados móveis selecionado errado

Quase todos os aparelhos atuais vem equipado com a funcionalidade de dual-sim (dois chips) e essa vantagem muitas vezes acaba por se tornar uma desvantagem para alguns usuários de dados móveis. “Muitas vezes o usuário tem um aparelho que suporta dois sim cards e não observa que o slot que está configurado para a internet é o que está vazio ou o que pertence a operadora que naquele momento está sem pacote de dados. Ao observar que o simbolo de conexão (4G, 3G, H+, H, E) não aparece o cliente liga de imediato para a operadora, contudo basta selecionar o chip correto para que a internet volte a funcionar“, explica Isadora.

Quando o sim card sem pacote de dados está selecionado, a internet não funciona ou muitas vezes funciona de maneira precária, como por exemplo, permitindo acesso apenas a aplicativos gratuitos no plano, como é o caso do Whatsapp.

Para solucionar basta acessar a página de gerenciamento de cartão sim no aparelho e selecionar o simcard (chip) correto:

Como selecionar o chip para uso de dados móveis

Dependendo do modelo do seu aparelho Android a configuração pode mudar um pouco, mas normalmente segue o seguinte passo-a-passo:

Configurar internet no celular Samsung: Configurações> Conexões> Gerenciamento de Cartão> Selecione o chip da operadora que tem pacote de dados.

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Em alguns modelos antigos da Samsung a opção de seleção de redes móveis fica na primeira tela, ou seja, Configurações> Gerenciamento de Cartão> Opções de Dados Celulares.

Configurar internet móvel no celular Motorola: Configurar> Rede e Internet> Gerenciamento de Cartão (ou Sim Card) > Selecionar o chip da operadora com pacote de dados.

Dados móveis desligados

Seguindo a mesma orientação do tópico anterior, é importante conferir se os dados móveis estão ligados, pois algumas vezes o usuário tentar conectar a internet com opção dados móveis desativado, fato que faz se tornar impossível a conexão.

Seleção de Banda/Frequência errada

Você sabia que todos os aparelhos possuem frequências que são responsáveis por definir a velocidade e qualidade da conexão de internet? No Brasil as principais operadoras trabalham com as tecnologias 4G (LTE), 3G+ (Que em alguns celulares aparece como H+), 3G (H) e 2G (Pior conexão que exibe uma letra “E” no topo do celular ou “G”). Se seu aparelho estiver com lentidão, esse pode ser o motivo do problema.

No callcenter recebemos muitas reclamações de lentidão e ao verificar o sistema notamos que o cliente está conectado na frequência 2G. Essa tecnologia, por ser antiga, deixa a internet muito lenta, praticamente impossível de conectar, dai vem as reclamações: Vou trocar de operadora pois minha internet está mais lenta do que uma lesma, porém é só uma configuração que está errada no aparelho”. A especialista explica ainda que na maioria desses casos o erro acontece logo depois que o cliente muda o chip de entrada (slot) e não lembra de alterar a frequência nas configurações.

“Se aparecer uma letrinha “E” ou um “G” no topo do aparelho só pode ser duas coisas: Ou a área em que o cliente está tentando conectar está não tem uma boa cobertura da operadora ou o aparelho está com erro de configuração”.

Veja como resolver essa questão:

Como selecionar a banda corretamente

Se a letrinha E ou G está aparecendo no seu aparelho é só seguir o seguinte passo-a-passo:

Como configurar a internet no celular Motorola / Lenovo: Configurar>Rede e Internet> Redes Móveis> Avançado> Tipo de Rede Preferencial> Marque a opção que tem 4G recomendado.

Como configurar a internet no celular Samsung: Configurações> Conexões> Redes Móveis> Seleção de Banda> Selecione a opção que tem a sigla LTE (4G).

Como configurar a internet no celular LG: Configurações> Rede> Redes Móveis> Modo de Rede> Selecione 4G.

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Se seu aparelho for de marcas como Sony, Xiaomi, Alcatel e etc basta tentar seguir o passo-a-passo do Motorola.

Perfil da operadora precisando de reset

Outra situação que faz muita gente ligar para o callcenter é a necessidade do reset do Ponto de Acesso do Smartphone (APN). Esse procedimento não precisa ser feito com o acompanhamento da operadora, pois os SimCards (chip) já vem com essas configurações salvas em seu hardware.

Quando o armazenamento da configuração do Ponto de Acesso está sobrecarregado no aparelho a internet pode ficar lenta e até parar de funcionar. Para resolver é só seguir o passo-a-passo:

Como configurar o ponto de acesso no aparelho Morotola: Configurar> Rede e Internet> Redes Móveis> Nome dos Pontos de Acesso> Clique no simbolo de opções (ele fica no canto direito superior da tela e é representado por três pontinhos na vertical) > Restaurar Padrão.

Como configurar o ponto de acesso no aparelho Samsung: Configurações> Conexões> Redes Móveis> Pontos de Acesso> Clique no simbolo de opções (mais) que fica no lado direito superior da tela> Restaurar padrão.

Reinicie o aparelho após resertar o APN (Ponto de Acesso).

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Ahhh! Um dos pontos de acesso precisa está selecionado. Na Claro a opção correta é o Claro Dados. Na Vivo é o Vivo Internet ou Vivo Zap, na Tim é o Tim Conect e na Oi é o Oi Internet.

Limite de dados atingido

O limite de dados do aparelho é diferente do limite de pacote de dados do seu plano. A operadora não controla o limite de dados do celular, pois apenas o usuário tem acesso a essa configuração. Verifique se o limite de dados do aparelho está ativado.

Se um simbolo diferente aparecer no seu celular como um circulo com um traço ou um X pode significar que o limite de dados está ativo no seu aparelho. Nessa ocasião vá em Uso de Dados Móveis e desative essa função”.

Se nenhuma dessas orientações funcionar no smartphone, ai sim será preciso ligar na operadora e solicitar uma atualização no sistema, pois pode ser erro ou bug na sua linha.

Gostou das dicas? Deixem comentários e dúvidas que responderemos assim que puder.

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