Em Maceió, pesquisa de testagem da população em casa | ANTENA CRÍTICA
CORONAVÍRUS
>

Em Maceió, pesquisa de testagem da população em casa

Por Assessoria | 15/05/2020 | 11:25
Foto: Divulgação Em Maceió,  pesquisa de testagem da população em casa
Na capital de Alagoas, um projeto possibilita a testagem em casa de parte da população

Com o objetivo de medir o nível de propagação do novo coronavírus e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes para o combate à doença nas esferas Municipal, Estadual e Federal, inicia, na tarde desta sexta-feira (15), um projeto que possibilita a testagem em casa de parte da população de Maceió.

O objetivo é submeter cerca de 33 mil pessoas de 133 cidades de todo o país ao teste rápido que detecta a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgC (de infecção mais antiga) a partir de amostras de sangue coletadas.

+ Tudo o que você precisa saber sobre o novo coronavírus; clique aqui

A pesquisa acontece nas cidades que representam as 133 regiões intermediárias do Brasil, como apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O projeto é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, do Rio Grande do Sul, financiado pelo Ministério da Saúde e realizado pelo IBOPE Inteligência.

Como é feita a pesquisa?

A pesquisa é realizada da seguinte forma. Em cada cidade é feito um sorteio de 250 domicílios. De cada casa sorteada, apenas um morador será testado. Os testes são gratuitos e a participação é voluntária.

Para a realização do estudo todos os entrevistadores foram testados previamente, e somente aqueles com testes negativos para Covid-19 participam da coleta de dados. Além disso, os profissionais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Como é feito o teste?

Os agentes da pesquisa coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Em Maceió, os testes começarão nesta sexta-feira (15) e seguem até domingo (17).

A pesquisa irá estimar a proporção de pessoas com anticorpos para a COVID-19 e a velocidade de expansão da pandemia no Brasil.

Comentários


NOVELAS
Eliza arrasa em ensaio de boxe e vence outra prova de concurso
Maisa Silva e Eliana voltam a gravar programas inéditos no SBT
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo 2020: Confira o horóscopo de hoje, 06 de junho, para seu signo
TRETA
Neymar xinga ‘padrasto’ em supostos áudios
RETORNO
Reinaldo Gottino estreia no Balanço Geral SP na segunda-feira (08/06)