Música, cultura e oficinas na semana virtual do Museu Casa de Portinari | ANTENA CRÍTICA
CULTURA
>

Música, cultura e oficinas na semana virtual do Museu Casa de Portinari

Por Redação | 17/06/2020 | 10:58
Música, cultura e oficinas na semana virtual do Museu Casa de Portinari

Mais uma semana de atividades on-line pelo site e pelas redes sociais do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Temporariamente fechado ao público, por determinação do decreto estadual, o equipamento oferece, diariamente, programações diversas para promover a cultura, o conhecimento e a criatividade.

Nesta terça-feira (16), às 12h, pelo Instagram (@museucasadeportinari), tem live sobre o bumba meu boi. Presente, principalmente, nas festas juninas maranhenses e paraenses, o símbolo integra o folclore indígena e negro. Letícia Toloi, educadora do Museu, contará todas as curiosidades e tradições desse animal do popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos.

Para aprender e exercitar a imaginação, dia 18, quinta-feira, tem oficina com o educador do Museu, Vítor. Ele ensinará as crianças a construírem o segundo brinquedo mais velho do mundo: o ioiô, que só perde para as bonecas. Às 12h, todos poderão produzir sua peça personalizada e, ainda, trabalhar a coordenação motora.

Os interessados nas atividades museológicas têm dia e horário marcados para conhecer mais sobre o Programa de Edificação do Museu Casa de Portinari. Na sexta-feira (19), é só conectar com as redes sociais do equipamento e conferir o vídeo sobre conservação predial, elaborado pela equipe. Serão apresentados detalhes do trabalho sobre a manutenção geral, do jardim e do controle de pragas. Tudo feito visando à preservação do patrimônio histórico.

Domingo (21) é dia de cantar e dançar com a mais genuína música caipira. Às 9h, o cantor Cassio Fonseca, com sua viola, apresentará, em vídeo, os mais diversos clássicos do gênero musical

Além de toda a programação, o Museu convida o público para participar de uma galeria virtual com obras infantis. A ideia é publicar os desenhos das crianças produzidos durante o período de isolamento social. Esta é a última semana para enviar uma foto da peça, até 21 de junho, para o  WhatsApp (16) 98215-1242.

O Facebook e Instagram do Museu Casa de Portinari é @museucasadeportinari e todas as atividades também são postadas no site especial: http://www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa/.

Comentários