Hoje é Dia dos Pais; Saiba o porque a data é comemorada hoje pelo mundo | ANTENA CRÍTICA
CURIOSIDADE
>

Hoje é Dia dos Pais; Saiba o porque a data é comemorada hoje pelo mundo

Por Redação | 21/06/2020 | 08:21
Reprodução/Internet Hoje é Dia dos Pais; Saiba o porque a data é comemorada hoje pelo mundo

Você sabia que hoje (21) é comemorado o dia dos Pais? Pois, é! Enquanto no Brasil a comemoração acontece no segundo domingo de agosto, em cerca de 70 nações, entre elas os Estados Unidos, o Dia dos Pais cai no terceiro domingo de junho.

Alias, foram os Estados Unidos que instituíram essa data. O primeiro Dia dos Pais no país foi celebrado em 19 de junho de 1910. Na época, Sonora Louise Smart Dodd quis homenagear seu pai, que criou ela e seus irmãos sozinho após a morte de sua mulher.

Sonora conseguiu que a data se espalhasse ao redor do país. Em 1966, o terceiro domingo de junho foi designado oficialmente como Dia dos Pais no país, e em 1972 se tornou um feriado nacional.

Além dos EUA, fazem a comemoração no mesmo dia países como México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países das Américas do Sul e Central, da África e da Ásia.

Por outros países:

Em países de maior tradição católica, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus. Entre eles, estão Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras.

Suíça, Liechstenstein e Croácia também comemoram na mesma data. No sul da Itália, há o costume de preparar um doce especial para os pais, conhecido como “Fritelle di San Giuseppe”.

Dia do Defensor da Pátria
Na Rússia, os pais são homenageados no dia 23 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria local. Originalmente, a data, que remonta de 1919, celebrava os membros das Forças Armadas russas.

Com o passar dos anos, todos os homens passaram a ter a data como seu dia. São realizados desfiles pelas cidades em homenagem aos veteranos de guerra, e os pais recebem uma atenção especial.

A data no Brasil

Celebrado sempre no segundo domingo do mês de agosto aqui.

Segundo alguns registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.

Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal “O Globo”, onde trabalhava, Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.

Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser o dia de São Joaquim. Este santo, segundo a tradição católica, é o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo.

Para que pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a data foi modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto.

Então, desejamos um Feliz dia dos Pais.

Comentários


JUSTIÇA
Investigação de supostas denúncias de pedofilia contra PC Siqueira entra em segredo de justiça
RESUMO DA SEMANA
Resumo de ‘Novo Mundo’: capítulo de hoje, Terça-feira 07 de julho
HORÓSCOPO HOJE
Horóscopo do Dia: Saiba qual a previsão do horóscopo de hoje, 07 de julho de 2020 para os signos
RESUMO
Resumos de ‘Malhação’: de 6 a 10 de julho de 2020
NOVELAS
Resumo de ‘Betty a Feia em Nova York’: capítulo de hoje, Segunda-feira 06 de julho