Telenovela tem debate disputado na FLIP | ANTENA CRÍTICA
LIVRO

Telenovela tem debate disputado na FLIP

Por Redação | 18/07/2019 | 19:52
Crédito: Raphael Vasconcelos / divulgação Telenovela tem debate disputado na FLIP

Como a telenovela, maior produto de entretenimento gratuito do país, vem se comportando diante das últimas mudanças sociais? Este foi o tema principal de disputadíssimo debate durante a Festa Internacional de Paraty (Flip), na tarde desse sábado (13), na cidade do sul-fluminense. Em pleno “horário nobre” da programação extraoficial, o debate lotou a Casa Autografia, no Centro Histórico.

Tendo como mediador o consultor da TV Globo Mauro Alencar, a mesa contou com a presença do pesquisador Valmir Moratelli, da jornalista Ana Paula Gonçalves e da atriz Dandara Mariana, protagonista da novela “Verão 90”. Moratelli lançou na ocasião o livro “O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma”, resultado de mais de dois anos de pesquisa acadêmica pela PUC-Rio.

“Toda produção é reflexo de sua época. Muito se fala de Avenida Brasil, sucesso estrondoso de João Emanuel Carneiro em 2012, que trouxe a classe C para o núcleo principal. Era o momento que vivíamos a ascensão dos pobres no país, após a primeira década de um partido de esquerda no poder. Mas destaco Cheias de charme, no mesmo ano, que colocou pela primeira vez três empregadas domésticas como protagonistas”, recorda o autor, que autografou a obra logo após o debate.

Dandara falou sobre a ausência de negros nos papéis principais da televisão brasileira. “Considero o meu papel atual (na novela Verão 90) um ato político. Temos que ser críticos e analisar o que assistimos na televisão diariamente”. O assunto gerou repercussão. Ana Paula, que tem um estudo em andamento sobre a novela Vale tudo, sucesso em 1988 e até hoje um marco na TV, relembra que a trama de Gilberto Braga quebrou vários tabus. “Colocaram casal gay na trama, mas era de atrizes nada conhecidas. Isso para não gerar repercussão negativa. Mesmo efeito em outras produções”. Mauro Alencar, um dos eleitores do Emmy Internacional, falou da qualidade das nossas produções. “Viajo muito ao exterior e vejo o quanto nossas novelas são bem aceitas lá fora. Este livro mostra que as questões sociais brasileiras influenciam a telenovela de forma contundente ”, disse, bastante aplaudido.

A obra terá um segundo lançamento, dessa vez na Bienal Internacional do Livro, no dia 1º de setembro, às 16h, com bate-papo com o autor no estande da editora Autografia, no Riocentro, Zona Oeste do Rio.

Serviço:

Livro “O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma”

Autor: Valmir Moratelli

Editora: Autografia

208 pags.

Preço sugerido: R$ 47,00

Pré-venda: http://www.autografia.com.br/loja/o-que-as-telenovelas-exibem-enquanto-o-mundo-se-transforma/detalhes

Comentários


HORÓSCOPO HOJE
Horóscopo de hoje do signo Leão| Horóscopo do dia| 15 de setembro de 2019
HORÓSCOPO HOJE
Horóscopo de hoje do signo Libra| Horóscopo do dia| 15 de setembro de 2019
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo de hoje do signo Capricórnio| Horóscopo do dia| 15 de setembro de 2019
HORÓSCOPO HOJE
Horóscopo de hoje do signo Sagitário| Horóscopo do dia| 15 de setembro de 2019
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo de hoje do signo Virgem| Horóscopo do dia| 15 de setembro de 2019