SAÚDE

Cantora Vanusa é diagnosticada com Alzheimer; conheça a doença

vanusa
Cantora Vanusa é diagnosticada com Alzheimer

Decerto você conhece os sucessos como Pra Nunca Mais Chorar, Mundo Colorido e Mensagem, todos são obras da cantora brasileira , que fez muito sucesso no Brasil na década de 1970.

Desde que foi internada em 2018, Vanusa tem passado por diversos tratamentos médicos para melhorar seu quadro clinico. De acordo com entrevista concedida neste domingo ao Domingo Espetacular, na Record, a filha Aretha Marcos confirmou que a mãe foi diagnosticada com Mal de Alzheimer.

VEJA TAMBÉM: O que comprar de presente do Dia dos Pais em 2020

Ela, que é filha do casamento de Vanusa com Antonio Marcos, ainda falou de entrevista que a mãe deu a Gugu Liberato, em 2016, dizendo que estava brigada com a filha. “Ali ela já estava doente”, revelou Aretha.

O maior orgulho que tenho dos meus pais é que eles sempre foram muito autênticos. Nunca quiseram parecer o que não eram. Talvez isso tenha prejudicado, mas mantiveram a autenticidade.”

Aretha vive no que define como uma “humilde residência” em Piracicaia, interior de São Paulo. É mãe de Mel (23 anos) e Uriel (11 anos), e disse ter vivido uma vida “de altos e baixos”.

“Posso dizer que ter pedigree duplo, com pai e mãe famosos, não é fácil. Meus pais sempre foram muito bons em tudo o que se propuseram a fazer, e eu sempre fui desapegada a padrões, rótulos”.

O que é o mal de Alzheimer?

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória. A doença causa o comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

Dessa forma, a doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.

It seems we can't find what you're looking for.